X

Brasil

Em um ano são geradas cerca de 170 mil toneladas de lixo têxtil no Brasil

Desse total, considerando a produção mensal das principais empresas recicladoras, 40% são reprocessados pela indústria de transformação, gerando um total de 72 mil toneladas por ano

Da Reportagem

Publicado em 24/09/2017 às 13:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil gera, por ano, 170 mil toneladas de lixo têxtil / Reprodução

Segundo dados levantados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Brasil gera, por ano, 170 mil toneladas de lixo têxtil. Desse total, considerando a produção mensal das principais empresas recicladoras, 40% são reprocessados pela indústria de transformação, gerando um total de 72 mil toneladas por ano.

O consumo consciente e a preocupação com a utilização de técnicas de produção menos prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo na indústria têxtil, vem influenciando cada vez mais as decisões de compra do público. Os consumidores tendem a repudiar marcas que, comprovadamente, tenham relação com trabalho indigno, de crianças ou análogo à escravidão. Além desses casos mais graves, as questões ambientais e de sustentabilidade também balizam cada vez mais a preferência dos compradores, em especial os mais jovens.

Essa nova realidade de consumo foi diagnosticada pelo publicitário Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que apontou, ainda, o alto custo de alguns produtos sustentáveis. Não fosse o fator preço, sua popularização seria mais rápida. O especialista será moderador de um dos painéis da 33a Convenção da IAF (International Apparel Federation), principal evento de moda mundial e que será realizado pela primeira vez no Brasil, em outubro.

“Produtos sustentáveis utilizam materiais menos prejudicais ao meio ambiente, são fabricados evitando ao máximo o desperdício de recursos naturais e tudo isso tem um custo, enquanto os produtos menos sustentáveis tendem a ser mais baratos. Essa é uma lógica difícil de ser compreendida pela maior parte dos consumidores brasileiros”, explica.

Renato Meirelles destaca que empresas vêm investindo cada vez mais na produção com sustentabilidade e na contratação legal de seus colaboradores como mecanismos de valorização das marcas.

“O que precisa ser entendido pelos empresários é que o custo de ser pego com mão de obra escrava ou com produto fabricado com grande desperdício de recursos naturais afetará a imagem da marca. Por isso, do ponto de vista fabril, o empresariado precisa ter práticas sustentáveis em algum momento. Se não for por uma questão de valores, que seja por uma questão de inteligência”, conclui o presidente do Instituto Locomotiva.

O painel “A influência da responsabilidade socioambiental nas decisões de compra do consumidor final” acontece no dia 17 de outubro e terá a participação de Rony Meisler, CEO do Grupo Reserva, Roberto Martini, CEO da Flagcx, e Jacinta FitzGerald, da Project Just.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter