Em três meses, Trem dos Devotos de Aparecida transporta 41 mil visitantes

A composição percorre um trajeto de 1,4 quilômetro em cerca de 15 minutos, passando por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário, com um total de 128 esculturas.

Comentar
Compartilhar
09 NOV 2019Por Folhapress18h22
Preço: R$ 10 por trecho (pessoas com mais de 60 anos e crianças de 6 a 12 anos pagam meia).Foto: Facebook/Trem do Devoto/Reprodução

Inaugurado em julho, o Trem dos Devotos, de Aparecida (a 180 km de São Paulo), transportou 41 mil visitantes nos três primeiros meses de operação.

Réplica de uma locomotiva a vapor -maria-fumaça-, o monotrilho elétrico faz a ligação entre a Cidade do Romeiro, próxima ao Santuário Nacional, ao porto Itaguaçu, local apontado como o de encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Entre a inauguração, em 5 de julho, e o último dia 2 de outubro, foram vendidos 41.826 bilhetes. Em setembro, foi colocada em operação a segunda composição para fazer o trajeto. Cada um dos trens tem cinco vagões, que atendem até 120 pessoas por trecho.

A composição percorre um trajeto de 1,4 quilômetro em cerca de 15 minutos, passando por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário, com um total de 128 esculturas.

Embarque e desembarque podem ser feitos nas duas estações, localizadas na Cidade do Romeiro e no Porto Itaguaçu.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o gerente de operações do projeto, Fábio Cardoso, disse que o trem surgiu com o objetivo de auxiliar as visitas aos dois locais.

Ainda conforme ele, o intuito é que o romeiro percorra o trecho a pé e volte pelo trem, mas ele pode ser usado nos dois sentidos, já que o santuário é visitado por muitos idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

O trem foi implantado pela Bontur, que opera os bondinhos aéreos na cidade, ligando o santuário ao Morro do Cruzeiro.

Trem dos Devotos

Preço: R$ 10 por trecho (pessoas com mais de 60 anos e crianças de 6 a 12 anos pagam meia).
Operação: 2ª a 6ª (exceto 3ª, quando fecha para manutenção), das 9h às 16h; sáb., das 8h às 17h; dom., das 8h às 15h.