X

Brasil

Em meio a ameaça do PSDB, Fernando Henrique liga para Temer

Segundo relatos de aliados de ambos, o tucano lembrou de crises que enfrentou durante os seus dois mandatos e lembrou Temer do papel de um presidente

Folhapress

Publicado em 22/05/2017 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fernando Henrique Cardoso telefonou neste sábado (20) para o presidente Michel Temer / Agência Brasil

Na mesma semana em que recomendou a renúncia se não houver "alegação convincente", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou neste sábado (20) para o presidente Michel Temer.

Segundo relatos de aliados de ambos, o tucano lembrou de crises que enfrentou durante os seus dois mandatos e lembrou Temer do papel de um presidente de resistir a momentos de instabilidade.

Em mensagem nas redes sociais, o ex-presidente afirmou na quinta-feira (18) que se os implicados não tiverem "alegações convincentes" para se defender das acusações das quais são alvo "terão o dever moral de facilitar a solução, ainda que com gestos de renúncia".
FHC não cita Aécio ou Temer e fala sempre no plural. Na mensagem, citou "indignação e decepção" como sentimentos correntes. "A solução para a grave crise atual deve dar-se no absoluto respeito à Constituição", disse.

O telefonema ocorreu no momento em que o PSDB discute a possibilidade de desembarcar do governo tucano. Neste domingo (21), o partido aliado decidiu cancelar uma reunião em que discutiria a manutenção do apoio.

A sigla havia convocado seus dirigentes e líderes parlamentares para o encontro, mas decidiu adiar a conversa depois que a Folha de S.Paulo noticiou a reunião.

Três tucanos afirmaram, reservadamente, que tomaram a decisão de suspender a reunião para evitar um mal-estar com o Palácio do Planalto.

O PSDB continua na coalizão governista e quer evitar um rompimento brusco, mas seus principais caciques já cogitam um desembarque.

Parte dos dirigentes da sigla defendem uma articulação rápida para que Temer deixe o poder, com a construção conjunta entre partidos aliados de uma candidatura para a eleição indireta que seria convocada nesse caso.

A cúpula da sigla deve retomar as conversas sobre o assunto na segunda-feira (22), em conjunto com representantes do DEM e do PPS.

Ainda não deve haver uma decisão formal sobre a posição do partido.

Tucanos admitem que pretendem esperar o julgamento do plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o pedido feito por Temer para suspender o inquérito aberto contra ele por corrupção passiva, obstrução de Justiça e formação de organização criminosa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter