Eleitores têm até sábado para baixar o e-Título

Apenas quem tiver baixado o aplicativo até sábado poderá utilizar as funcionalidades no domingo

Comentar
Compartilhar
25 NOV 2020Por Gazeta de S. Paulo19h40
O aplicativo é gratuito e está disponível para download por meio do Google Play (Play Store) e App StoreFoto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Os eleitores que quiserem usar o e-Título no segundo turno das eleições municipais têm até as 23h59 do próximo sábado (28) para baixar o aplicativo, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O uso do e-Título é opcional. Ao todo, 57 cidades realizarão o segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo (29).

O título de eleitor virtual pode ser utilizado como identificação, desde que o cidadão tenha feito a biometria. Além de identificação, o e-Título informa o local de votação do eleitor.

É possível também justificar a ausência pelo aplicativo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas quem tiver baixado o aplicativo até sábado poderá utilizar as funcionalidades no domingo. Na segunda-feira, o uso do e-Título voltará ao normal.

Dificuldades

No dia 15 de novembro, eleitores do Brasil enfrentaram dificuldades para justificar o voto através do aplicativo.

Durante o dia, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, informou que o problema foi causado por downloads 'de última hora'. De acordo com órgão, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.

Como baixar

O aplicativo é gratuito e está disponível para download por meio do Google Play (Play Store) e App Store. O e-Título também está disponível para smartphones e tablets.

Para validar o aplicativo, o eleitor precisa preencher os dados corretamente. Se houver alguma informação diferente da informada no cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação.