X
Brasil

Efeitos da recessão vão aumentar desemprego mundial em 2017

O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas

A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017 / Fotos Públicas

A taxa mundial de desemprego continuará subindo em 2017, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). O novo relatório divulgado pela organização estima que este ano haverá um aumento de 3,4 milhões de pessoas desempregadas. As informações são da Agência Brasil.

A previsão é que o número de pessoas desempregadas no mundo inteiro chegue a aproximadamente 201 milhões. A tendência de crescimento deve se estender até 2018, ano que deve registrar aumento de 2,7 milhões de desempregados em relação a 2017.

Segundo a direção da OIT, o desemprego continuará subindo nos próximos anos porque o ritmo de aumento da força de trabalho supera o da criação de empregos. A organização alerta que o crescimento econômico mundial "segue decepcionante", fato que inibe a criação de empregos suficientes e de qualidade.

O relatório publicado nesta quinta (12) destaca que o desafio do desemprego é mais grave na América Latina e Caribe e na África Subsaariana, que ainda enfrentam os efeitos da recente recessão econômica de seus países. O dado, segundo alerta a OIT, pode levar ao aumento da pobreza e dos movimentos migratórios em direção aos países desenvolvidos, entre outras consequências sociais.

Brasil

Sobre o Brasil, o relatório conclui que os efeitos da recessão econômica de 2016 continuarão em 2017, o que elevará o número de desempregados brasileiros para 13,6 milhões, contra os 12,4 milhões registrados em 2016.

A taxa de desemprego no Brasil passará dos atuais 11,5% para 12,4%, o que representa um aumento de mais de um milhão de desempregados em 2017. A situação brasileira agrava o nível de desemprego na América Latina, que pode atingir a taxa de desemprego de 8,4%, índice puxado pela crise econômica e deterioração dos empregos do maior país da região, afirma o documento.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esporte

Treinador de bocha adaptada de Guarujá leva atletas ao título ao redor do mundo

Vagner Lopes Lima, o Barata, foi à Holanda no início do mês e conquistou medalha de ouro com uma de suas atletas

Cotidiano

Programa 'Conecta São Vicente' abre inscrições para Curso de Informática Básica

As vagas são limitadas e as aulas estão programadas para começar em 22 de agosto, com duração aproximada de quatro meses e carga horária total de 80 horas

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software