X

Brasil

Doria vai usar câmeras para multar motos nas marginais

Agentes de trânsito poderão multar as motos por direção perigosa sem a necessidade de estar nas vias para flagrar os infratores

Folhapress

Publicado em 15/04/2017 às 20:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A gestão João Doria (PSDB) decidiu que adotará uma forma de fiscalização inédita na cidade de São Paulo / Divulgação/Secom SP

Diante da concentração de acidentes e mortes com motociclistas nas marginais Tietê e Pinheiros, a gestão João Doria (PSDB) decidiu que adotará uma forma de fiscalização inédita na cidade de São Paulo, por meio de videomonitoramento.

Agentes de trânsito poderão multar as motos por direção perigosa sem a necessidade de estar nas vias para flagrar os infratores. Farão isso com base nas imagens das câmeras da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A ação já vem sendo adotada nos últimos anos nas rodovias estaduais de São Paulo, mas é inédita nas vias urbanas da capital paulista, segundo Sérgio Avelleda, secretário municipal de Transportes.

Desde a elevação dos limites de velocidade nas marginais, saltando de 70 km/h para 90 km/h na pista expressa, já houve cinco mortes, todas de motociclistas. Além disso, oito em cada dez acidentes com vítimas nessas vias envolveram motos.

"O que mais põe o motociclista em risco, além da velocidade, é o comportamento imprudente", diz Avelleda.

Obstáculo

O principal obstáculo para fazer essa fiscalização é a tecnologia das atuais câmeras de monitoramento da CET. O secretário diz que elas têm baixa resolução e, por isso, requerem alguns ajustes.

Embora tenha evitado fixar um prazo para a decisão sair do papel, Avelleda disse que a etapa inicial para viabilizar a medida "já está em ação".

O tipo de videomonitoramento que a gestão Doria pretende usar para aplicar essas multas em motos é semelhante ao visto pelo prefeito nos últimos dias em Seul, com lente de aproximação das imagens nas vias.

A iniciativa é planejada em meio à dificuldade histórica de fiscalizar motos nas marginais. Os radares fixos são considerados pouco efetivos –esses veículos passam entre os sensores e ainda escondem as placas para "fugir da foto".

O uso de câmeras para multar nas estradas enfrentou polêmica inicial no Estado. Parte dos críticos questionava a falta de um flagrante presencial. O impasse foi encerrado com a aprovação de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) dando aval a esse tipo de fiscalização. A lei exige, porém, que haja sinalização sobre essas multas por câmeras.

Velocidade

Além dessa medida, a CET vem estudando outras alternativas para evitar as mortes de motociclistas nas marginais. Entre elas, a possibilidade de reduzir a velocidade máxima só para motos. Ou então, orientar que elas podem sofrer multa se circularem no corredor entre os carros. Ou ainda, reduzir os limites de velocidade para as motos só nesses corredores.

Em recente entrevista à Folha, Doria disse que a prefeitura prepara campanha educativa para atacar esse problema. "A campanha tem que atender e orientar os dois [motociclistas e motoristas]. Os motociclistas a não terem a imprudência até em defesa da vida. Os motoristas, a também ampliarem o seu respeito na convivência mais harmoniosa nas vias de forma geral."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter