X
Brasil

Detran.SP alerta para golpes com uso de perfis falsos do departamento na internet

Com páginas fakes, estelionatários oferecem supostas soluções pelas redes sociais em nome do órgão estadual de trânsito

Os perfis oficiais do Detran.SP nas redes sociais possuem o selo de verificação / Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia. Por meio de perfis falsos nas redes sociais, os estelionatários oferecem supostos benefícios para realizar serviços de veículos, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quitação de multas.

Os perfis oficiais do Detran.SP nas redes sociais possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.

Outra dica importante: nenhum atendente do Detran.SP procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de Whatsapp também não são solicitados pelos atendentes. Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.

As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran.SP são através do portal ou pelos canais digitais do Poupatempo, e app Poupatempo Digital.

"A população deve ficar alerta para não fornecer informações e dados pessoais a terceiros. Portanto, é muito importante que todos utilizem apenas os canais oficiais do Detran.SP, onde é possível solucionar grande parte das pendências", afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Já pelo portal do Detran.SP, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é o: https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Carro de 1955 se torna o mais caro da história

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé, de 1955, foi leiloado por 135 milhões de euros, o equivalente R$ 700 milhões

Guarujá

Bairros de Guarujá recebem roçada, capinação, limpeza de canais e de bocas de lobo

Ações atendem demandas de rotina, com base em cronograma semanal elaborado pela Secretaria Municipal de Operações Urbanas

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software