X

Brasil

Covid-19: Doria confirma envio de mais de 15 respiradores às cidades da Baixada

Aparelhos foram distribuídos para unidades hospitalares da capital e outros 19 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral

Da Reportagem

Publicado em 05/06/2020 às 17:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os 977 respiradores entregues pelo estado foram distribuídos por 39 unidades hospitalares de 20 municípios / Governo do Estado de São Paulo

O Governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (5) a entrega de 977 respiradores para unidades hospitalares de 20 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral. Com os novos equipamentos para atendimento a pacientes graves contaminados pelo coronavírus, o estado de São Paulo passa a contar com mais de 7 mil leitos de UTI na rede pública de saúde. A cidade de Santos receberá cinco equipamentos, mesmo número enviado a Praia Grande. Itanhaém foi beneficiada com seis respiradores.

“Cada respirador entregue significa um novo leito de UTI aberto. São Paulo dobrou o número de leitos de UTI desde o início da pandemia, hoje já temos mais de 7 mil leitos no estado em ações integradas com as prefeituras”, declarou o Governador.

Doria também disse que outros 700 respiradores deverão ser entregues até o final da próxima semana. “Teremos mais 1,6 mil leitos de UTI disponíveis até 30 de julho”, afirmou. A expansão robusta de vagas de UTI em todo o estado em pouco mais de dois meses é considerada uma medida decisiva para manter a capacidade de atendimento do sistema de saúde durante a pandemia.

A distribuição dos equipamentos priorizou cidades em que a taxa de ocupação de UTIs para pacientes COVID-19 era considerada alta. A expectativa do Governo do Estado é conseguir manter os índices de internações graves abaixo de 80%, o que permitirá que as cidades atendam a critérios de flexibilização da quarentena e reabertura gradual da economia previstos no Plano São Paulo.

“Temos a capacidade hospitalar fortalecida e chegando exatamente a 7.122 leitos de UTI, dando segurança em um momento de retomada consciente da economia e em que a capacidade hospitalar estabelecida está dentro dos parâmetros estabelecidos pela ciência”, declarou o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

Coordenador do Comitê de Saúde do Estado, o médico Carlos de Carvalho disse que a rede pública de saúde também está aperfeiçoando protocolos de atendimento para profissionais que atuam em alas de terapia intensiva. “A junção de novos leitos com melhor treinamento das equipes pode propiciar um número menor de mortes no nosso estado.”

Distribuição
Os 977 respiradores entregues pelo estado foram distribuídos por 39 unidades hospitalares de 20 municípios e outras 50 ambulâncias com suporte para pacientes graves.

A capital recebeu 721 equipamentos. Na Grande São Paulo, houve envio de aparelhos para Barueri (10), Diadema (10), Francisco Morato (15), Franco da Rocha (10), Guarulhos (15), Itapecerica da Serra (5), Itapevi (10), Itaquaquecetuba (17), Mauá (5), Mogi das Cruzes (10), Osasco (10), Santo André (10), São Bernardo do Campo (30) e São Caetano do Sul (10). No interior, receberam respiradores hospitais de Campinas (10) e Piracicaba (10) e, no litoral, unidades de Itanhaém (6), Praia Grande (5) e Santos (5).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter