X

Brasil

Consumo de energia nos primeiros 10 dias de 2017 sobe 0,4%

Segundo a CCEE, houve aumento de 115,8% na produção das usinas eólicas no período, enquanto a geração térmica recuou 34,2% na mesma base de comparação

Estadão Conteúdo

Publicado em 13/01/2017 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O consumo de energia elétrica em janeiro de 2017 no Sistema Integrado Nacional chegou a 60.145 MW médios / Divulgação

O consumo de energia elétrica entre os dias 1º e 10 de janeiro de 2017 no Sistema Integrado Nacional (SIN) chegou a 60.145 MW médios, um aumento de 0,4% na comparação com o período entre 3 e 12 de janeiro de 2016, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A entidade destaca que, no mercado cativo, houve queda de 2,5% no consumo de energia entre os intervalos, enquanto no ambiente livre de contratação foi registrado aumento de 10,3% no consumo

Ao analisar os ramos da indústria separadamente, os dados da CCEE mostram que a maior alta foi registrada no setor de comércio, que teve um aumento de 104,4% no consumo de energia elétrica no período - em sequência, aparecem saneamento (+77,8%) e serviços (72,1%). Segundo a entidade, os índices foram influenciados pela migração dos consumidores para o mercado livre.

Geração

Do ponto de vista da geração de energia, a câmara informa que foram entregues 63.874 MW médios nos primeiros dez dias desse ano, um crescimento de 2,1% em relação ao intervalo entre 3 e 12 de janeiro do ano passado.

Segundo a CCEE, houve aumento de 115,8% na produção das usinas eólicas no período, enquanto a geração térmica recuou 34,2% na mesma base de comparação. Já as usinas hidráulicas tiveram aumento de 7,8% na produção de energia.

A entidade ainda estima que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) irão gerar, em janeiro, o equivalente a 96,2% de suas garantias físicas, ou 51 262 MW médios em energia elétrica, mesmo porcentual quando é considerada a repactuação do risco hidrológico.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

Litoral Sul

Ex-prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio é condenado a 10 anos de prisão

Investigação apontou fraudes que desviaram R$ 40 milhões dos cofres públicos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter