Rodar com o carro todo dia na cidade não significa que o veículo esteja pronto para ir mais longe / Agência Brasil
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Rodar com o carro todo dia na cidade não significa que o veículo esteja pronto para ir mais longe. Existem problemas que só se revelam na estrada, em alta velocidade, ou ainda por passar por trechos esburacados.
A seguir, saiba o que o motorista deve verificar no automóvel antes de viajar.
Pneus
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O pneu é considerado careca muito antes de o seu desenho desaparecer por completo. Quando a profundidade dos sulcos chega a 1,6 mm, está na hora de substitui-lo. Para fazer essa verificação, basta olhar o TWI (Tread Wear Indicator), que são elevações de borracha dentro dos sulcos. Assim que o desgaste atinge essas marcações, há maior risco de perda do controle do veículo ao passar por asfalto molhado.
É importante também checar qual a pressão indicada para rodar com o carro carregado. O valor correto pode ser encontrado no manual do proprietário e, em alguns modelos, em um adesivo na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.
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Porta-malas
O estepe não deve ser esquecido. É preciso verificar se ele está em ordem e calibrá-lo. Confira também se triângulo, chave de roda e macaco estão no carro.
Rodas
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Desgaste irregular dos pneus, trepidações no volante ou a sensação de que o carro está puxando para um lado são sintomas de que é preciso fazer o serviço de alinhamento e balanceamento das rodas.
Água e óleo
O nível de óleo do motor e o de água do radiador devem ser checados com o motor frio, em piso plano. Isso significa que o posto não é o local mais adequado para fazer a medição.
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Quando o carro é desligado, o óleo ainda está circulando pelo motor. O fluido demora para escoar de volta ao reservatório e isso pode comprometer a medição-para quem quiser verificar no posto, o ideal é esperar pelo menos 20 minutos. Os riscos são adicionar lubrificante sem necessidade e misturar tipos diferentes, o que não é recomendado.
Já o problema de abrir o reservatório de água com o motor ainda quente é criar bolhas de ar no sistema de arrefecimento, dificultando a circulação do líquido.
Faróis
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Devem estar com os fachos regulados, sem comprometer o campo de visão do condutor ou atrapalhar os motoristas quem vêm no sentido contrário. Teste todas as lâmpadas e peça que alguém confira se as luzes de freio e de ré estão em perfeito estado.
Palhetas
As palhetas dos limpadores de para-brisas devem ser testadas. Quando estão gastas ou ressecadas, deixam um rastro que dificulta enxergar a estrada. Aproveite para completar o líquido do reservatório.
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Freios
Chiados ou pedal "borrachudo" (ao pisar, sente-se que o pedal perdeu pressão) podem indicar problemas nos freios. Não pegue a estrada sem verificar o estado de discos e pastilhas.