X

Brasil

Com atraso, Alckmin entrega obra contra seca no Cantareira

O governador é pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto e, de acordo com a legislação eleitoral, tem até a primeira semana de abril para deixar o cargo

Folhapress

Publicado em 03/03/2018 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Geraldo Alckmin inaugura na manhã deste sábado a obra de interligação entre o rio Paraíba do Sul e uma das represas do sistema Cantareira / Divulgação/Fotos Públicas

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugura na manhã deste sábado a obra de interligação entre o rio Paraíba do Sul e uma das represas do sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo.

Alckmin  é pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto e, de acordo com a legislação eleitoral, tem até a primeira semana de abril para deixar o cargo no governo do estado para concorrer na eleição deste ano. Por isso, o governador tenta emplacar uma agenda positiva em seus últimos dias no governo paulista.

A interligação entre o rio Paraíba do Sul e Cantareira chegou a ser prometida pelo tucano para abril de 2017, ao custo de R$ 555 milhões financiados pelo BNDES. A ideia é permitir por meio de bombas, túneis e adutoras que um manancial de água pudesse ajudar a abastecer o outro em épocas de forte seca, como ocorreu a partir de 2014 no sistema Cantareira.

Por meio de adutoras de 13 km de extensão, a água que sair do Paraíba do Sul será bombeada até uma estação a mais de 200 metros de altura. Depois disso, a água cairá por um túnel até a represa de Atibainha, no Cantareira.

A ideia é de que o conjunto de adutoras e túneis sejam capazes de bombear a água no sentido contrário também, do Cantareira para o Paraíba do Sul, quando a emergência hídrica ocorrer no lado deste rio. Questionada, porém, a Sabesp (companhia paulista de saneamento) não respondeu se a transferência de água para o lado do Paraíba do Sul já está pronta.

Conflito

A interligação das duas bacias causou conflito entre três estados do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Embora as obras ocorram todas em território paulista, a água transferida pertence a um rio federal e que abastece também o Rio de Janeiro e Minas.

Um acordo entre os três estados teve que ser costurado com a ajuda da Agência nacional de Águas e o STF.

O uso do rio Paraíba do Sul provocou uma disputa judicial, troca de acusações entre os governo de Rio e São Paulo, e chegou ao Supremo em meio a grave crise hídrica que atingiu os três estados em 2014.

O Ministério Público Federal protocolou uma ação contra a transposição e para assegurar vazão mínima ao Rio. O Ministério Público alegava que a transposição proposta por São Paulo poderia causar danos ambientais, com consequências inclusive para a saúde.

No acordo fechado pelo ministro do STF Luiz Fux, o governo federal e a ANA abriram mão da gestão do rio para compartilhar com os estados. Segundo Fux, as normas estabelecidas afastam eventuais prejuízos nos abastecimentos dos estados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter