X

Brasil

Ciclone bomba se aproxima do Sul do Brasil

Queda de árvores e destelhamentos são esperados. Além disso, há uma possibilidade, ainda que baixa, de neve

Folhapress

Publicado em 30/06/2020 às 15:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ciclone bomba deve alcançar o Rio Grande do Sul entre esta terça (30) e a quarta-feira (1°) / Reprodução

Um ciclone com ventos fortes e temporal deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas. O fenômeno é conhecido como "ciclone bomba", segundo alerta a MetSul, e deve alcançar o estado entre esta terça (30) e a quarta-feira (1°).

Queda de árvores e destelhamentos são esperados. Além disso, há uma possibilidade, ainda que baixa, de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, segundo a Metsul. A temperatura deve cair em todo o estado, e a chuva deve chegar a toda região Sul.

"Trata-se de um ciclone que ocorre quando há uma frente fria associada a um centro de baixa pressão", diz o meteorologista Gilsane Costa Pinheiro, do CPPMET (Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas) da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas).

"Tivemos calor histórico há poucos dias, e estamos tendo incursão de uma potente massa de ar polar. 'Ciclones bomba' são muito comuns no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos e também são gerados pelo contraste de temperatura. Na América do Sul, eles geralmente se formam em latitudes mais ao Sul do que está se formando. Esta é a condição atípica", disse Estael Sias, meteorologista, em vídeo divulgado pela MetSul.

Outra característica atípica, segundo Sias, é a velocidade de formação do fenômeno. O ciclone pode influenciar o tempo também do Sudeste. Os ventos podem superar os 100km/h segundo Sias. Em Porto Alegre, os ventos podem chegar a 80km/h.

São Paulo

A temperatura vai cair em todo o estado de São Paulo a partir de hoje (30), podendo registrar mínimas abaixo dos 9ºC em algumas regiões. O alerta é da Defesa Civil, que informa que a chegada de uma frente fria vai alterar o tempo até sexta-feira (3), provocando a ocorrência de pancadas de chuvas, rajadas de vento e raios.

Nas regiões de Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Litoral Norte, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Baixada Santista e São José do Rio Preto, a temperatura mínima pode chegar entre 10ºC e 15ºC.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter