X

Brasil

Certidão de CNH já pode ser validada pelo celular

Tecnologia Prodesp permite a validação do documento por meio de QR Code. Nova funcionalidade está disponível no app Detran.SP, que pode ser baixado no SP Serviços

Da Reportagem

Publicado em 19/04/2018 às 18:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prodesp desenvolveu uma nova funcionalidade para o aplicativo Detran.SP / Divulgação

Depois da possibilidade de fazer a indicação do condutor pelo celular, a Prodesp desenvolveu uma nova funcionalidade para o aplicativo Detran.SP: a validação da Certidão de Prontuário da CNH.

Com isso, todas as Certidões de Prontuário emitidas pelo portal do Detran.SP ou presencialmente passaram a contar, além do código numérico tradicional, com um QR Code que pode ser validado pelo aplicativo.

Desenvolvido pela Prodesp em parceria com o Detran.SP e disponível no SP Serviços, o app também possibilita ao usuário verificar a pontuação da sua CNH, pesquisar possíveis multas registradas e consultar débitos e restrições do veículo, além de entrar em contato por meio do canal Fale Conosco.

Como fazer a validação da Certidão de Prontuário da CNH pelo celular
Para quem já tem o SP Serviços instalado no celular, é só clicar no ícone do app Detran.SP, abrir e acessar a função "Validar Certidão de CNH". Serão apresentadas duas opções: digitar o código numérico ou clicar no ícone para "validar a certidão utilizando o QR Code".

Ao escolher a segunda opção, basta apontar a câmera do celular para o QR Code disponível no final do documento e, após a leitura, clicar em "Validar". O app acessará a certidão armazenada no servidor do Detran.SP representando a situação do condutor na data e horário exatos em que a versão impressa foi emitida.

Assim, será possível cotejar as informações contidas no documento impresso com a versão digital amostrada no celular para verificar a autenticidade dos dados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter