Capital paulista terá recorde histórico de calor nesta quinta-feira

Nesta quarta a cidade de São Paulo bateu recorde de calor para o ano de 2020, com temperatura máxima de 37ºC; na quinta-feira temperatura deve chegar a 39ºC

Comentar
Compartilhar
30 SET 2020Por Da Reportagem21h04
Em alguns pontos da Capital, as temperaturas chegaram a 41ºCFoto: Rubens Cavallari/Folhapress

O calor voltou com força total à capital paulista. Na tarde desta quarta-feira, a cidade de São Paulo bateu recorde de calor para o ano de 2020, com temperatura máxima de 37ºC C, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O valor está 12,6ºC acima da média para o mês de setembro. Apesar disso, vai esquentar ainda mais, a expectativa para essa quinta-feira é que a máxima chegue a 39ºC.

Em alguns pontos da Capital, as temperaturas chegaram a 41ºC, porém, a temperatura oficial é registrada pelo Inmet no Mirante de Santana, na zona norte de São Paulo.

Segundo o INMET, se a temperatura se confirmar nessa quinta-feira, será a maior temperatura já registrada desde 1943, quando começaram as medições oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde histórico de calor atual na cidade de São Paulo ocorreu em 17 de outubro de 2014, quando a máxima chegou a 37,8ºC.

Uma das explicações para as altas temperaturas na Capital é uma grande e forte massa de ar seco. Até esta sexta-feira (2), temperaturas muito altas ainda serão observadas sobre todo o Estado. Na capital, a máxima vai chegar a 38ºC.

Frio no fim de semana

No sábado (3), a passagem de uma frente fria vai provocar chuva e derrubar as temperaturas. Na Capital, o céu ficará encoberto, com chuva moderada, e a máxima não vai passar de 23ºC. No domingo (4), os termômetros não devem ultrapassar os 22 graus.