Canadá deixa de exigir visto para brasileiros a partir de 1º de maio

Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, Marcelo Squassoni (PRB) comemora medida, que é inédita, mas ainda restrita a alguns casos

Comentar
Compartilhar
27 ABR 2017Por Da Reportagem19h12
O Canadá deixará de exigir o visto para brasileiros a partir de 1º de maioO Canadá deixará de exigir o visto para brasileiros a partir de 1º de maioFoto: Divulgação

Em visita à Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26), o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, confirmou o fim da exigência de visto para brasileiros que desejam entrar no País a partir da próxima segunda-feira, 1º de maio. A medida, ainda restrita a alguns casos, foi comemorada pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Canadá, que recebeu Savonne na Câmara.

À frente do Grupo de Amizade desde 2015, Squassoni tem trabalhado para aproximar os dois países com o intuito de fomentar o aumento de suas relações comerciais. “O Canadá é um dos destinos mais procurados por empresários brasileiros. Esse é apenas um primeiro passo, que certamente evoluirá para outros acordos muito mais abrangentes num futuro breve”, avaliou o deputado.

Neste primeiro momento, a nova norma atenderá brasileiros que já tiveram visto de residente temporário do Canadá nos últimos 10 anos ou possuem visto válido de não-imigrante dos Estados Unidos. Cidadãos brasileiros que atendam a esses requisitos precisarão apenas solicitar uma autorização de viagem, a Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization – eTA). O fim da exigência do visto atenderá brasileiros que desejam ir ao Canadá a lazer ou a trabalho.
 
Parceiros

As relações comerciais entre o Canadá e o Brasil cresceram significativamente nos últimos anos. O comércio bilateral cresceu mais de 35% desde 2009, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações deste país.
 
Em 2015, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4%, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados. Na outra ponta, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil no mesmo período, do país sul-americano a 15ª sua maior fonte de importações globais.
 
Em 2015, o Brasil foi a 7ª maior fonte de Investimento Estrangeiro Direto no Canadá, com quase 20 bilhões de dólares canadenses em investimentos acumulados. Atualmente, cerca de 500 empresas de origem canadense estão ativas no Brasil.