X

Brasil

Câmeras de segurança mostram fuga de presos em presídio de Bauru

As imagens, de empresas vizinhas ao presídio, mostram dezenas de presos correndo em uma área descampada

Folhapress

Publicado em 26/01/2017 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Câmeras de segurança registraram a fuga de presos do CPP / Reprodução/TvTem

Câmeras de segurança registraram a fuga de presos do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Bauru, interior paulista, na terça-feira (24). De acordo com o governo Geraldo Alckmin (PSDB), 152 detentos fugiram.

As imagens, de empresas vizinhas ao presídio, mostram dezenas de presos correndo em uma área descampada. A fuga em massa ocorreu na manhã de terça-feira e casou pânico na cidade (a 329 km de SP), com fechamento de comércio, escolas e órgãos públicos.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, cem fugitivos haviam sido recapturados até a noite de terça.

A fuga ocorreu após um tumulto durante uma revista de rotina. O estopim, diz o governo, foi quando um agente penitenciário surpreendeu um dos presos com um celular.

Os detentos incendiaram colchões e parte da unidade e começaram a escapar. A unidade abriga presos no regime semiaberto. Por isso, não conta com muralhas nem segurança armada, sendo cercada só por alambrados.

A polícia nega haver domínio do PCC (Primeiro Comando da Capital) na prisão -versão contestada pelo Sindcop (sindicato dos servidores penitenciários), para quem a facção domina a unidade.

O governo procura desvincular esse episódio da guerra entre facções que levou a massacres no Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte.

Fugas em massa em prisões no Estado de São Paulo já resultaram, em quatro meses, num saldo de ao menos 704 presos foragidos temporariamente, o equivalente à lotação máxima de unidade prisional inteira.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter