X

Brasil

Brasil vai divulgar lista de compradores de madeira ilegal, diz Bolsonaro

Durante discurso na cúpula do Brics, Bolsonaro disse que revelará "nos próximos dias" a lista dos países que compram madeira ilegal da Amazônia

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 17/11/2020 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Presidente da República Jair Bolsonaro, durante reunião da XII Cúpula de Líderes do BRICS (videoconferência) / Marcos Corrêa/PR

Durante discurso na cúpula do Brics, nesta terça-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que revelará "nos próximos dias" a lista dos países que compram madeira ilegal da Amazônia. O presidente afirmou que o País sofre com "injustificáveis ataques" em relação à região amazônica e ressaltou que alguns países, sem citar quais, que criticam o Brasil também importam madeira brasileira ilegalmente da Amazônia.

Uma operação da Polícia Federal que apreendeu madeira ilegal que seria exportada para oito países europeus foi usada como argumento do presidente para a ameaça. As ações da PF indicaram que madeira extraída ilegalmente seriam vendidas para empresas importadoras na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido.

"A Polícia Federal desenvolveu agora a utilização de isótopo estável, tipo DNA, para permitir a localização da origem da madeira apreendida e exportada. Revelaremos nos próximos dias os nomes dos países que importam essa madeira ilegal nossa através da imensidão que é a região amazônica", declarou Bolsonaro em sua participação no encontro que pela primeira vez foi realizado de forma virtual.

"Porque daí sim estaremos mostrando que estes países, alguns deles que muitos nos criticam, em parte têm responsabilidade nessa questão", emendou o presidente.

Pandemia

Também durante a reunião, Bolsonaro defendeu o respeito à soberania dos países para uma retomada do crescimento econômico pós-pandemia do coronavírus. De acordo com o presidente, o Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, pode desempenhar "papel central" para o combate ao vírus e retomada do crescimento.

"Em 2020, o mundo volta a enfrentar uma crise de contornos desafiadores. Mais uma vez os países do Brics podem desempenhar papel central nos esforços da superação da Covid-19 e da retomada da economia", disse Bolsonaro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter