X
Brasil

Brasil terá satélite 100% nacional

Solução tecnológica vai trazer conhecimento para explorar o espaço e traçar estratégias para indústria nacional

o satélite irá coletar dados e imagens, que serão enviados a uma estação de controle em terra / Divulgação/Nasa

O primeiro satélite desenvolvido integralmente pela indústria brasileira estará pronto para ser lançado em órbita no início de 2022. Além do avanço à indústria de defesa e espacial, a tecnologia será capaz de produzir informações que orientem o direcionamento de políticas públicas em diversas áreas e a tomada de decisões estratégicas em diversos setores industriais.

Fruto da parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), a Unidade EMBRAPII Instituto Senai de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados e a empresa Visiona Tecnologia Espacial, o projeto-piloto servirá para adquirir conhecimento para o desenvolvimento de satélites comerciais.

No espaço, o satélite irá coletar dados e imagens, que serão enviados a uma estação de controle em terra. Assim o nanossatélite também traz outras possibilidades, entre elas, negócios ligados à conectividade, como Cidades Inteligentes, monitoramento da agricultura e pecuária em locais afastados, informações que contribuam na prevenção de tragédias naturais, como enchentes e deslizamentos de terras.

Com peso de 10 kg e com dimensões de 30cm x 20cm x 10cm – pouco maior que uma caixa de sapatos, o nanossatélite permite o desenvolvimento e a validação de tecnologias espaciais, como sistemas de navegação, além de supervisão de bordo e de rádio definido por software, considerados hoje como as principais lacunas tecnológicas da indústria espacial brasileira.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DESTAQUE

IOEB concede boa avaliação e considera educação em Praia Grande a melhor da Região

O IOEB é um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas  nos municípios e Estados brasileiros para garantir melhores  oportunidades para o sucesso educacional das crianças, adolescentes,  jovens e adultos

SAÚDE

Hospital investe meio milhão de reais em equipamento para cirurgias no Guarujá

A Cios Select, máquina projetada para realizar intervenções cirúrgicas menos invasivas, beneficiará aproximadamente 200 pacientes por mês

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software