X

Brasil

Brasil já soma 260 mortes por febre amarela

Os números indicam que a doença já atinge volume maior de casos do que o registrado no mesmo período de 2016 e 2017, quando havia 597 casos confirmados, incluindo 190 mortes

Folhapress

Publicado em 08/03/2018 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Boletim atualizado pelo Ministério da Saúde aponta que o Brasil já registra 846 casos confirmados de febre amarela -destes, 260 morreram. Os dados, contabilizados entre julho até terça-feira (6), representam um aumento de 17% em relação à última semana. Há ainda 828 casos suspeitos em investigação.

Os números indicam que a doença já atinge volume maior de casos do que o registrado no mesmo período de 2016 e 2017, quando havia 597 casos confirmados, incluindo 190 mortes.

Naquela época, o surto de febre amarela passou a ser considerado como o pior já registrado desde 1980, data de início da série histórica.

Neste ano, porém, embora reconheça o aumento no número de casos, o governo tem afirmado que a incidência da doença é menor.

A média atual é de 2,4 casos para 100 mil habitantes. Já no último ano, eram 7 casos a cada 100 mil habitantes. A diferença ocorre porque, neste ano, a doença tem avançado para cidades mais populosas.

Entre os estados, Minas Gerais responde pelo maior número de casos, com 384 casos confirmados, incluindo 115 mortes.

Em seguida, está São Paulo (349 casos, com 100 mortes), seguido de Rio de Janeiro (106 casos e 44 mortes). Houve ainda seis casos confirmados no Espírito Santo e um no Distrito Federal.

Para evitar novos casos, o governo estuda ampliar a vacinação contra febre amarela para todo o país até novembro deste ano. A medida, que passaria a incluir regiões onde até então não havia recomendação de vacina, caso de parte do Sul e Nordeste, é analisada em conjunto com secretarias de saúde.

Enquanto isso, as campanhas emergenciais de vacinação no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia continuam. O objetivo é tentar barrar a expansão da doença, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter