X

Brasil

Bolsonaro diz que governadores precisam dar explicação sobre distribuição de testes

Presidente foi questionado por apoiadores após uma reportagem mostrar que mais de 6 milhões de testes de Covid-19 não foram usados e estão próximos de vencer

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 23/11/2020 às 17:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Todo o material foi enviado para Estados e municípios. Se algum Estado/município não utilizou deve apresentar seus motivos", escreveu Bolsonaro / Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (23) que quem deve explicações sobre os 6,86 milhões de testes de detecção da Covid-19 que estão “encalhados” são governadores e prefeitos, já que o material foi distribuído.

Uma reportagem do jornal “Estado de S. Paulo” revelou neste fim de semana que os testes comprados pelo Ministério da Saúde perdem a validade entre dezembro deste ano e janeiro de 2021.

"Todo o material foi enviado para Estados e municípios. Se algum Estado/município não utilizou deve apresentar seus motivos (sic.)", escreveu Bolsonaro a um apoiador que o questionou se a informação era verdade.

Contudo, a reportagem do “Estadão” indica que o material não foi enviado e que estão em um depósito do governo em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os dados sobre o prazo de validade dos testes em estoque estão registrados em documentos internos do Ministério da Saúde.

Por sua vez, o vice-presidente Hamilton Mourão destacou que não está ciente sobre o assunto e que cabe ao ministério apresentar esclarecimentos.

"Tem que buscar o esclarecimento lá com o Ministério da Saúde. Não estou ciente disso. Não é um assunto que passa por mim, não tenho o que declarar a respeito. Tem que ver lá com eles lá", disse o vice durante conversa com jornalistas no Palácio do Planalto.

Entrega de kits

Antes da posição de Bolsonaro, conselhos de secretários municipais (Conasems) e estaduais de Saúde (Conass) confirmaram que o ministério não entregou todos os kits de testes e máquinas para automatizar a análise das amostras que havia prometido. “O contrato que permitia o fornecimento de insumos e equipamentos necessários para automatizar e agilizar a primeira fase do processamento das amostras foi cancelado pelo Ministério da Saúde”, informou o Conass. “Há o compromisso da Pasta de manter o abastecimento durante o período de 3 meses, contados a partir do cancelamento. É fundamental, porém, que uma nova contratação seja feita e a distribuição dos insumos seja retomada em tempo hábil”, finalizou.

7 milhões de testes

Cerca de 7,1 milhões de exames estão guardados em um armazém do ministério. Desse número, 96% (6,86 milhões) perdem a validade entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, segundo o “Estadão”.

O estoque que pode ser dispensado é maior do que os 5 milhões de testes PCR (considerado "padrão ouro" para detectar o vírus) já realizados pelo SUS na pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, a pasta já pediu estudos de estabilidade ao fabricante do teste para solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a prorrogação da validade do produto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

1.000 embalagens de plástico foram trocadas por itens sustentáveis, em PG

Ação aconteceu durante a '1ª Feira Verde de Praia Grande', no último domingo (21)

Turismo

Outono é temporada ideal para mergulhar no Litoral Norte de São Paulo

Saiba porque a estação é boa para a prática de mergulho e quais são os melhores pontos da Região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter