X

Brasil

Após ciclone deixar rastro de destruição, autoridades alertam para ondas de 2 metros

O ciclone bomba também levou à queda de algumas árvores em vias de Santos na altura da Avenida General San Martin

Da Reportagem

Publicado em 01/07/2020 às 12:00

Atualizado em 01/07/2020 às 12:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em Peruíbe, donos de embarcações tiveram prejuízos e o prefeito Luiz Mauricio visitou as pessoas afetadas pela ventania / Reprodução / Facebook

A Baixada Santista foi atingida por rajadas de vento que chegaram perto de atingir a marca de 100 km/h entre a noite desta terça-feira (30) e a madrugada desta quarta-feira (1º). O fenômeno deixou um rastro de destruição em alguns dos municípios da Região. Um dos municípios mais atingidos, Peruíbe amanheceu com um prejuízo de ao menos nove embarcações parcialmente destruídas e automóveis danificados. O prefeito Luiz Mauricio visitou as áreas mais afetadas e prestou solidariedade às pessoas prejudicadas após a ventania.

O fenômeno é conhecido como "ciclone bomba", segundo alerta a MetSul. As autoridades já esperavam queda de árvores e destelhamentos. Além disso, ainda há possibilidade, mesmo que baixa, de registro de neve em alguns municípios do sul do Brasil.

De acordo com as autoridades de Peruíbe, duas lanchas e sete barcos afundaram devido à passagem do ciclone extratropical intenso. Uma forte onda arrebentou as amarras que prendiam as embarcações ao píer, fazendo com que batessem em uma ponte e algumas ficassem totalmente destruídas. Ninguém ficou ferido.

A força da água também estourou as cordas que prendiam os barcos, fazendo com que eles batessem um no outro e afundassem. Ao passar pelo local, a equipe da GCM prestou apoio com iluminação e pulou na água com pescadores para tentar segurar as embarcações. A Prefeitura afirma que também enviou outras equipes para ajudar. As equipes da Administração da Prefeitura dizem que seguem auxiliando dando assistência aos pescadores e em resgates dos barcos por meio da Defesa Civil.

O ciclone bomba também levou à queda de algumas árvores em vias de Santos na altura da Avenida General San Martin (Canal 7). A passagem da frente fria também ocasionará ventos intensos na região costeira da Baixada e poderá provocar ressaca moderada, a partir desta quarta em Santos. A região também poderá registrar intensificação de ventos e chuva de fraca a moderada. A previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta indica que, nesta quarta, o mar começará a ficar agitado, com ondas podendo ultrapassar 2 metros de altura durante a noite e durante a manhã de quinta-feira (2).

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção devido à previsão de ondas entre 2 e 3 metros de altura. Com relação ao nível do mar, na Baía de Santos a maré pode ultrapassar 1,7m na tarde de sexta (3), representando aumento de 40cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, esse aumento será maior - a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 1,8m na sexta (3) à tarde.

Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos pontuais devido à maré elevada. No entanto, conforme a Defesa Civil de Santos, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter