X

Brasil

Anvisa conclui investigação de óbito de adolescente e afirma que ele não está relacionado à vacina

Conclusão foi a de que tratou-se de uma doença autoimune que leva à formação de coágulos pelo corpo

Folhapress

Publicado em 22/09/2021 às 20:42

Atualizado em 22/09/2021 às 20:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Adolescente faleceu após a aplicação da primeira dose da Pfizer / Diego Marchi / Prefeitura Municipal de Guarujá

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) referendou o diagnóstico de que a morte da adolescente de 16 anos sete dias de receber a vacina da Pfizer contra a Covid-19 não tem relação com o imunizante.

O Cifavi (Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância de Vacinas e Outros Imunobiológicos) da agência se reuniu com especialistas do estado de SP que conduziram a investigação do óbito da jovem de São Bernardo do Campo.

A conclusão foi a de que tratou-se de um quadro clínico característico de púrpura trombótica trombocitopênica (PTT), uma doença autoimune que leva à formação de coágulos pelo corpo. Eles bloqueiam o fluxo de sangue para órgãos vitais.

A causalidade foi classificada como coincidente, ou seja, descartou-se a possibilidade de o óbito ter sido relacionado à administração da vacina.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

A avaliação dos especialistas investigadores também contou com acesso aos dados de prontuário da paciente, incluindo exames complementares. Também se validou a conclusão de que a paciente não apresentou qualquer doença cardiológica.

A informação já havia sido confirmada pelo Ministério da Saúde.

A Anvisa afirma que o monitoramento da segurança das vacinas e de quaisquer outros medicamentos é realizado contínua e sistematicamente, e que a agência reavalia a relação entre benefício e risco dos produtos é reavaliada continuamente.

"Até o momento, os achados apontam para a manutenção da relação benefício versus risco para todas as vacinas autorizadas no Brasil, ou seja, os benefícios da vacinação excedem significativamente os seus potenciais riscos", aponta a agência.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter