ABRIL AZUL

Alesp recebe audiência com especialistas e ativistas sobre autismo

Coordenado pela deputada Andréa Werner, mãe de um adolescente autista, encontro vai debater desafios do poder público sobre o tema

Bruno Hoffmann

Publicado em 05/04/2023 às 14:46

Atualizado em 05/04/2023 às 14:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo / Divulgação

Continua depois da publicidade

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na próxima segunda-feira (10), a partir das 14h, vai discutir temas referentes ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Coordenado pela deputada estadual Andréa Werner (PSB), o encontro vai debater tópicos como desafios à educação inclusiva e especializada e a inclusão desse público no mercado de trabalho e ao sistema de saúde pública e suplementar.

Continua depois da publicidade

De acordo com os organizadores, a audiência vai abordar ainda os impasses e avanços na garantia de direitos de pessoas com deficiência nos dez anos da Lei Berenice Piana (12.764/2012), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Participam da audiência o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Mario Maia, que abordará o acesso à saúde suplementar, além da ativista Junny Freitas, da pedagoga Liliane Senhorini, da advogada Vanessa Ziotti, da defensora pública Renata Tibyriçá e de Cintia Regina, representante de familiares de pessoas com autismo.

Continua depois da publicidade

“A audiência marca um compromisso institucional da Alesp com familiares de pessoas com autismo. Temos ótimas leis sobre o assunto no estado de São Paulo, mas pouquíssimas que são efetivamente cumpridas”, explicou Werner, parlamentar em primeiro mandato, ativista sobre autismo e mãe de um adolescente autista de 15 anos.

Ela ainda disse que os eleitos para a Alesp precisam ir além do discurso sobre o tema.

“Precisamos que os deputados e deputadas paulistas deem respostas concretas pela inclusão e acesso de pessoas com autismo a direitos básicos. Em menos de um mês de mandato, já recebemos em nosso gabinete dezenas de denúncias e reclamações de direitos previstos em lei e que não estão sendo cumpridos”, observa Andréa.

Continua depois da publicidade

Serviço

Audiência pública pelos 10 anos da lei Berenice Piana

Quando: 10 de abril. às 14h

Continua depois da publicidade

Onde: auditório Franco Montoro, da Alesp

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software