A importância do autoconhecimento

Uma pessoa com autoconhecimento torna-se consciente de suas metas e de seus objetivos, reconhecendo seus erros

Comentar
Compartilhar
26 NOV 2017Por Da Reportagem13h01
Autoconhecimento é a habilidade de conhecer a si mesmoAutoconhecimento é a habilidade de conhecer a si mesmoFoto: Reprodução

Lilian Freire
Coach com Certificação Instituto Metaforum International.
Graduada em Ciências da Computação, Marketing e Gestão de Pessoas

Autoconhecimento é a habilidade de conhecer a si mesmo através de uma conexão com as próprias emoções, sentimentos, qualidades e limitações. Uma pessoa com autoconhecimento torna-se consciente de suas metas e de seus objetivos, reconhecendo seus erros sem a necessidade de buscar culpados.  Com autoconhecimento, é possível enfrentar eventuais mudanças na vida pessoal e profissional sem receio, com a coragem de aceitar novos desafios.

Começar um processo de autoconhecimento pode incomodar um pouco no início: em nossa sociedade, estamos muito mais acostumados a olharmos para fora, ou seja, notamos as outras pessoas com frequência que a nós mesmos.

Influenciados por ruídos externos, como programas de TV, internet e conversas paralelas, passamos pouco tempo olhando para nós mesmos e analisando as nossas reações e emoções ao longo do dia.

Para alcançar nossas metas pessoais e realizarmos sonhos, conhecer a si mesmo é fundamental, pois nessas ocasiões precisamos identificar quais as características de nossa personalidade irão interferir diretamente na conquista desta meta: temos coragem o bastante? Somos resilientes? Temos foco e organização?

Evoluir a partir das nossas próprias percepções é um dos objetivos do autoconhecimento. É possível que você conheça algumas pessoas que já passaram por situações complicadas, mas que conseguiram permanecer emocionalmente equilibradas. Dotados de autoconhecimento, essas pessoas possuem maior consciência de suas emoções e, consequentemente, ficam mais fortes em momentos delicados.

O trabalho de um profissional coach pode ajudar autoconhecimento?

A resposta é sim. Um profissional coach pode ajudar a explorar melhor o seu universo interior e promover ações que levem ao autoconhecimento.

Através de ferramentas e técnicas, o coach trabalha pontos relevantes que estimulem o crescimento pessoal e profissional.

Se você deseja se conhecer melhor, algumas perguntas também podem lhe ajudar:

- O que realmente lhe deixa feliz?
- Quais são seus pontos positivos e quais podem ser aprimorados?
- Você luta para alcançar seus objetivos ou sente-se cansado e abatido?
- Seu trabalho drena a sua energia ou é um fator de motivação diário?
- Você procrastina suas ações e decisões?
- O que você é capaz de fazer para alcançar os seus sonhos?
- Qual é o diferencial que você traz para as pessoas ao seu redor, seus amigos  e familiares?
- Você se considera uma pessoa otimista?
Comece agora o seu processo de autoconhecimento e fique cada vez mais próximo de uma pessoa muito importante para a sua vida: você mesmo!

Dicas importantes

Para aumentar seu autoconhecimento, descreva em uma lista suas qualidades e em outra lista as características que você deseja modificar em você mesmo.

Com a lista em mãos, observe-a e refaça-a daqui a alguns dias. Veja se algumas impressões mudaram ou se permanecem as mesmas. Isto irá fortalecer o contato inicial com você mesmo.

Normalmente, nosso hábito é dar mais atenção a nossos defeitos que às nossas qualidades. Por isso, peça a uma pessoa querida que lhe diga 5 qualidades suas e anote-as. Você pode fazer isto com mais de uma pessoa, facilitando a observação de si mesmo através da lente de alguém.

Há muitas fontes de ampliação de nosso autoconhecimento, como livros, vídeos, terapias, entre outras. Somos seres humanos em constante evolução, por isso, busque a fonte de autoconhecimento que mais lhe agrada.