X

Brasil

A dedicação das mães no ensino remoto durante a pandemia

Além de mães, profissionais e donas de casa, elas precisaram se tornar professoras e aprenderem, junto com os filhos, uma nova forma de encararem os desafios

Da Reportagem

Publicado em 08/05/2021 às 12:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação

O ano de 2020 foi cheio de desafios para as famílias e crianças com idade escolar.  No início da pandemia, onde todos os alunos precisaram ir para casa às pressas e se adaptar em um novo modelo de ensino, muitos pais ficaram aflitos por não conseguirem conciliar, logo de início, tantas atividades e responsabilidades. Pai e mãe passaram a trabalhar remotamente, os filhos conectados nas aulas online, comida para fazer e casa para cuidar. Em muitos casos, essa rotina exaustante dentro de casa recaiu mais sobre as mães, que também ficaram responsáveis por acompanhar as crianças no homescholling.

A empresária Cibele Michelon e mãe do Matteo, é dona de um restaurante e optou por manter o filho ensino remoto ainda neste ano. Ela conta que no início foi muito difícil aceitar os novos desafios e acalmar as cobranças. “Aqui em casa estabelecemos uma rotina de estudos na parte da manhã para fazer as lições e revisões para provas e, no período da tarde, meu filho assiste às aulas. Eu sempre estou por perto acompanhando se ele cópia, se participa, se abre o material, se presta atenção. Eu consegui me adaptar, mas tenho plena consciência da dificuldade de outras famílias que precisam sair para trabalhar fora”, compreende.

Mãe e profissional

Na profissão de educadora e mãe ao mesmo tempo, a professora do Colégio Stella Maris, Sandra Kamarovski, precisou organizar ainda mais a sua rotina para conciliar o trabalho e o acompanhamento das aulas com a sua filha. “Tive que aprender a dar aula online para crianças pequenas, já que sou professora do Pré II. É muito difícil manter a concentração dos alunos no presencial, imagina então pelo computador. Como mãe, precisei lidar com o medo de minha filha se contaminar e, até mesmo, se sentir deprimida em ficar isolada de tudo”.

A atenção e dedicação das mães com as aulas online nesse período de isolamento social foram fundamentais para que o processo de aprendizagem se tornasse mais significativo para os alunos. Para Tayana Heinzen, nutricionista e mãe dos alunos Davi e Luana, foi realmente um grande desafio "dar conta de tudo". “Eu tenho uma relação muito próxima com os meus filhos, e nesse período de ensino remoto, eu pude observar com muito carinho e atenção as dificuldades e as qualidades de cada um. Mas tivemos a ajuda da professora que, mesmo online, nos orientou com a alfabetização e o desenvolvimento das crianças”, conta.

Desenvolvimento dos alunos melhorou

Para a grande maioria das famílias, o período de isolamento também aproximou mais as crianças dos pais. De acordo com a professora do Colégio Stella Maris, Beatriz de Vasconcelos, o ensino remoto fez com que os pais estivessem mais presentes na educação dos filhos, prestando mais atenção às necessidades e dificuldades. “A participação da família é sempre muito bem-vinda no processo de aprendizagem, não somente na parte cognitiva mas também no lado efetivo. Podemos perceber a diferença dos alunos que tiveram acompanhamento durante as aulas. E para uma mãe ver seu filho com uma dificuldade e conseguir chegar ao objetivo alçando, não tem preço”, relata a educadora do ensino fundamental.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter