X

Brasil

7Shipping é a primeira empresa brasileira do segmento a assinar a Declaração de Netuno

Prestadora de serviços para agências marítimas já trocou mais de 4 mil tripulantes em meio à pandemia

Da Reportagem

Publicado em 26/02/2021 às 11:08

Atualizado em 26/02/2021 às 12:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além da 7 Shipping, atualmente mais de 800 empresas já manifestaram apoio e assinaram o documento / Divulgação

 

Desde que a pandemia teve início, milhares de profissionais marítimos seguem presos a bordo de navios, mesmo após o encerramento de contratos, sem saber quando poderão voltar às suas casas. A 7Shipping, empresa que presta serviços de troca de tripulação para agências marítimas e que já trocou mais de 4 mil tripulantes em meio à crise, é a primeira brasileira do segmento a assinar a Declaração de Netuno, reafirmando o compromisso com a causa.

Desenvolvida por uma força-tarefa de toda a cadeia marítima, tais quais o Fórum Marítimo Global, a Câmara Internacional de Navegação, o Conselho Internacional de Empregadores Marítimos, a Federação Internacional de Trabalhadores de Transporte e o Fórum Econômico Mundial, a Declaração de Netuno surge, prioritariamente, para implementar protocolos de saúde padrão-ouro, oferecer acessos preferenciais às vacinas da Covid-19 e aumentar a colaboração entre operadores de navios e fretadores para facilitar as mudanças na tripulação, justamente a fim de amparar os trabalhadores que estão passando pela maior crise humanitária do setor.

“Essa é uma problemática sem precedentes na história do mundo moderno, especialmente para a navegação. Após longo período no mar é inegável o impacto no bem-estar físico e mental desses profissionais, aumentando consideravelmente o risco de incidentes e desastres ambientais. Por isso, ficamos muito felizes e honrados em poder contribuir e lutar pelo bem dessas pessoas”, destaca Leonardo Brunelli, diretor da 7Shipping.

Oficialmente instituída durante a agenda de Davos do Fórum Econômico Mundial, em 25 de janeiro de 2021, a Declaração de Netuno, por meio de inúmeros esforços de organizações internacionais, sindicatos, empresas e governos, segue relutando contra algumas dificuldades, como o surgimento de novas cepas da covid-19 e a iminente redução de viagens aéreas internacionais entre as principais nações marítimas e os centros tradicionais de troca de tripulação.

 

Mesmo diante de um cenário de incertezas, Brunelli acredita que agora, mais do que nunca, é o momento de unir forças para o bem comum. “As cadeias de abastecimento marítimo representam 90% do comércio global e, durante a pandemia, desempenharam papel essencial no combate ao vírus, através do fornecimento de suprimentos médicos essenciais para a população, além do convencional transporte de todo e qualquer tipo de mercadoria e produtos utilizados em nosso dia a dia. São eles que mantém o bem-estar de milhões de pessoas e hoje vivem uma situação desumana. Criamos a 7Shippinf para oferecer sempre total suporte à classe. E o pacto com a Declaração de Netuno apenas reforça nosso ideal e protagonismo para o setor", explica.

Além da 7 Shipping, atualmente mais de 800 empresas já manifestaram apoio e assinaram o documento, entre líderes globais da indústria e dos direitos humanos, como: AP Møller - Mærsk, BP, BW, Cargill, COSCO, DOW, Euronav, MISC Group, NYK, Rio Tinto, Shell, Trafigura, Unilever e Vale.

DECLARAÇÃO DE NETUNO

As quatro ações primárias 

 

1. Reconhecer os marítimos como trabalhadores-chave e dar-lhes acesso prioritário às vacinas Covid-19

2. Estabelecer e implementar protocolos de saúde padrão-ouro com base nas melhores práticas existentes; 

3. Aumentar a colaboração entre operadores de navios e fretadores para facilitar as mudanças na tripulação; 

4. Garantir a conectividade aérea entre os principais hubs marítimos para os tripulantes. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter