21 mil pessoas já foram vacinadas com a CoronaVac em São Paulo

Nesta quinta, a imunização começou no Hospital Regional de São José dos Campos e Sorocaba e no Hospital dos Estivadores de Santos

Comentar
Compartilhar
21 JAN 2021Por Gazeta de S. Paulo16h04
Enfermeira Vera Lúcia de Souza, de 60 anos, foi a primeira a ser vacinada em Taboão da SerraFoto: Ian Freitas/PMTS

O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta que já vacinou 21.337 pessoas contra Covid-19 até as 18h22 do dia anterior. Hoje, a vacinação começou no Hospital Regional de São José dos Campos e Sorocaba e no Hospital dos Estivadores de Santos.

Nesta quinta, a secretaria estadual da Saúde encaminhou mais 125 mil vacinas CoronaVac, Instituto do Butantan, contra a Covid-19 para outros 75 destinos. Os novos pontos incluem cidades das regiões de Sorocaba, Vale do Ribeira, Araraquara, São José do Rio Preto, Barretos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Bauru, Ribeirão Preto e Franca. Ainda no fim da noite de quarta, remessas foram enviadas também para a região de Marília.

As remessas foram direcionadas diretamente a 64 Prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes e a outros 11 Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) regionais que farão a subdivisão para cidades menores em suas áreas de atuação.

No decorrer desta semana, as 645 cidades receberão seus quantitativos iniciais. Diariamente, a Secretaria está divulgando os destinos e quantitativos, dando transparência aos estoques previstos para cada local.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.