X

Bertioga

Vacinação da Febre Amarela está disponível em Bertioga

Quem tiver qualquer um desses sintomas, deve procurar um médico imediatamentee, pois a febre amarela, quando não é tratada de forma rápida, pode levar a morte

Da Reportagem

Publicado em 30/01/2017 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vacina já está disponível em Bertioga / Divulgação/PMB

O surto de febre amarela pelo Brasil tem assustado muita gente. Só este ano, já foram registradas cerca de 100 mortes, número muito superior ao de 2016 que teve cinco óbitos em todo ano.

Bertioga,mesmo sem nenhum caso suspeito ou notificado,se preparou para esse combate. A vacina está disponível nas cinco unidades de saúde da cidade.

Contudo, não há motivo para pânico. Mas, a Secretaria de Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada somente por quem mora ou vai viajar para áreas endêmicas. As pessoas contraem a doença quando são picadas pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Nas zonas urbanas, é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Existem contraindicações para os seguintes grupos: crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada duas vezes. Nas crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos quatro anos. Já nos adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

Cerca de seis dias após ter sido infectada, a pessoa apresenta os sintomas iniciais, como: febre, dor de cabeça intensa, dores nas costas, no corpo em geral, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza. Quem tiver qualquer um desses sintomas, deve procurar um médico imediatamentee, pois a febre amarela, quando não é tratada de forma rápida, pode levar a morte. 

Confira abaixo os locais e horários: 

Às segundas, das 09 às 12 horas, na UBS Boracéia, Rua Mário Schemberger, s/nº;

Às terças, das 13 às 16 horas, na UBS Vista Linda, Rua José Carlos Pace, 31;

Às quartas, das 11 às 15 horas, na UBS Central, Rua Alberto Augusto de Andrade, s/nº , Maitinga;

Às quintas, das 09 às 13 horas, na UBS Indaiá, Rua São Francisco do Sul, s/nº;

Às sextas, das 13 às 16 horas, na UBS Vicente de Carvalho II, Rua Epifânio Baptista, 637

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter