Bertioga

Hora de aprender! Escolas de Bertioga têm semana do Meio Ambiente

Agenda especial contemplou práticas pedagógicas como oficinas de culinária sustentável, plantio de árvore, palestras e parada ecológica

Da Reportagem

Publicado em 17/06/2024 às 16:26

Comentar:

Compartilhe:

Foram 39 atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente / Divulgação

O Programa Clorofila de Educação Ambiental ajudou alunos de 12 escolas de Bertioga a terem mais contato com a natureza.O Programa Clorofila de Educação Ambiental ajudou alunos de 12 escolas de Bertioga a terem mais contato com a natureza.

“O Clorofila incentiva hábitos saudáveis para educadores e alunos, contribuindo na formação de cidadãos conscientes e com respeito à natureza e à boa convivência. Por isso, fazemos um trabalho a longo prazo, desde a base, visando à formação de promotores da cultura de preservação da natureza”, destaca Beatriz Almeida, diretora-adjunta de Marketing da Sobloco Construtora, empresa responsável pelo programa.

Foram 39 atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, contemplando: “Chefinho saudável”, com oficinas de culinária sustentável, plantio de árvore em pomar, parada ecológica, com distribuição de bombas de sementes, canto para o rio, feiras de trocas, palestras, oficinas, replantio de árvores e visitas lúdicas às estações de tratamento de água e esgotos da Riviera de São Lourenço, que mantém serviços autônomos de saneamento básico.

O Clorofila apresenta números significativos para a jornada de desenvolvimento da consciência ecológica da região. Já realizou 32 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de mais de 487 projetos; 78 feiras escolares de Meio Ambiente; a formação de  77 Comissões de Meio Ambiente compostas por alunos do Ensino Médio para a implantação de projetos dentro da escola, com 730 jovens envolvidos diretamente; a realização de 37 cursos para formação de professores, com 1.713 profissionais; 74 cursos para formação de alunos, envolvendo 2.049 estudantes; 38 cursos para pais de alunos e comunidade, atendendo 1.621 participantes; o plantio e manutenção de 25 hortas nas dependências das escolas; 15 eventos para gestores da educação, reunindo 512 participantes; 13 caravanas da primavera, com 862 pessoas; e 34 paradas ecológicas, envolvendo mais de 12 mil participantes.

O programa também tem participação ativa como membro do Coletivo Educador de Bertioga, desde sua criação em 2015. Durante a pandemia, promoveu duas ecogincanas, com a participação de 27 classes escolares e 434 alunos, e uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos. Produziu e distribuiu, ainda, rico material pedagógico e participa de diversos eventos externos ligados à educação ambiental e projetos de fomento do empreendedorismo juvenil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Estado de SP está com mais de 16 mil vagas de trabalho; confira os cargos

Oportunidades estão sendo disponibilizadas pelos vários PATs do estado

Santos

Litoral de SP recebe local para consultas médicas a preços acessíveis; veja o local

Unidade oferecerá uma gama de especialidades, incluindo clínica geral

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter