Estudantes da Rede Municipal realizam diversas atividades em maio

O intuito é permitir que os estudantes conheçam aspectos do ecossistema da região e possam vivenciar espaços estruturados na instituição

Comentar
Compartilhar
13 MAI 2017Por Da Reportagem21h30
Entre os eventos previstos também está o banho de piscina, que é um momento de lazer para os alunosEntre os eventos previstos também está o banho de piscina, que é um momento de lazer para os alunosFoto: Divulgação/PMB

No mês de aniversário da Cidade, os estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com diversas atividades lúdicas fora da sala de aula. Na programação: passeio no Sesc Bertioga, educação ambiental no Viveiro, visitas monitoradas ao Forte São João e com o Barco Escola. Aproximadamente 2 mil alunos participarão dessas ações.

O projeto “A escola vai ao Sesc” é uma parceria do Município, por meio da Secretaria de Educação, alunos do 4o ano do Ensino Fundamental fazem visitas nos períodos da manhã e tarde ao Sesc Bertioga. Os passeios começaram no dia 02 e seguem até o dia 26 de maio. O intuito é permitir que os estudantes conheçam aspectos do ecossistema da região e possam vivenciar espaços estruturados na instituição.

Entre os eventos previstos também está o banho de piscina, que é um momento de lazer para os alunos. Para essa recreação, as crianças são orientadas a levar roupa de banho e toalha. Nos dias chuvosos, participarão de ações em ambientes cobertos. Cerca de 18 escolas serão contempladas com a programação. O transporte dos estudantes é realizado com ônibus escolar do Município.

Visita ao Forte

Entre as atividades comemorativas do mês de aniversário está o projeto “Conhecendo Minha Cidade”, com visita ao Forte São João para alunos do 4o ano da Escola Municipal Genésio Sebastião dos Santos. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma interação e conhecimento da diversidade cultural e histórica de Bertioga, desenvolvendo o interesse e curiosidade nos jovens aprendizes. A ida ao monumento será no dia 18, das 13h30 às 16 horas.

A Arca do Saber

Já no passeio com o Barco Escola, os alunos do 5o ano têm a oportunidade de conhecer os tipos de mangue que existem na Cidade, com aula sobre a fauna e a flora desse habitat típico das regiões litorâneas. O projeto acontece em duas etapas, sendo uma na embarcação e outra atividade em sala de aula. Ambos destacam a importância do meio ambiente. A Arca do Saber atenderá cerca de 550 alunos no mês de maio.

Além das crianças da Rede Municipal de Ensino, o Barco Escola também realizará saídas com estudantes da Universidade de Guarulhos, do curso de engenharia ambiental e da Mackenzie da São Paulo, com a turma de biologia, Escola Mogi das Cruzes e Escola Estadual Ablas Filho de Santos. A Arca do Saber tem saídas segundas, terças e quintas.

Educação ambiental

Já no Viveiro Municipal de Plantas “Seo Léo”, os estudantes do Infantil VI e 1o ano do Fundamental aprendem sobre o “Milagre da Polinização” e das árvores nativas, com aulas que abordam a importância das espécies de abelhas nativas para polinização, o papel da Mata Atlântica e alguns aspectos antrópicos (que resultam da ação do homem). Serão atendidas nesse projeto em torno de 200 crianças.