12 de Setembro de 2024 • 13:34
Valdizar Albuquerque (Podemos) tenta a Prefeitura de Bertioga pela primeira vez / Divulgação
Os nomes dos candidatos às nove prefeituras da Baixada Santista já foram divulgados pelo TSE. O que resta ao eleitor é conhecer quais propostas estão sendo apresentadas por eles. Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Segurança, e outros assuntos fazem parte do interesse público.
Por isso, a reportagem do Diário do Litoral lança uma série de entrevistas com os 45 prefeituráveis da Baixada Santista para saber quais são os planos para a Região nos próximos anos.
Em Bertioga, a reportagem do Diário do Litoral conversou com o candidato Valdizar Albuquerque (Podemos) que tenta ocupar a cadeira do Executivo da cidade. O prefeiturável é nordestino e atua como servidor público municipal. Esta é a primeira vez que ele tenta o posto de prefeito, mas já participou das eleições de 2014, onde ficou como suplente a deputado estadual pelo PHS.
Valdizar Albuquerque: “Será realizado um trabalho contínuo para que o compromisso de parceria entre Bertioga e o Governo Estadual em custear o Hospital Municipal seja cumprido. Assim, será possível implantar as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o centro cirúrgico e os 62 leitos de enfermaria que atenderá não só Bertioga, mas toda a região; ajudando a diminuir as filas da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Iremos trabalhar para a implantação de um Pronto Socorro em Boracéia, um dos extremos da cidade, divisa com São Sebastião. Implantação da Telemedicina no Programa Saúde da Família e atendimentos de baixa complexidade, parceria público privada para exames e consultas de especialidades, em especial para atenção às pessoas com deficiência, marcação de consultas e agendamento de medicação de uso contínuo por APP, tudo sem sair de casa”.
Valdizar: “Será um governo que, além de dar continuidade nos investimentos de infraestrutura, irá pensar nas pessoas e nas realidades. Será implantado a flexibilização de horário das creches para as mães que trabalham, entrada e saída das crianças conforme horário de trabalho dessas mães. Ensino para crianças até o Fundamental I em período integral com ensino integrado (Educação, Arte e Cultura e Esporte); implantação de unidades de creches aos finais de semana para mães que trabalham. A Secretária de Educação irá incorporar a Secretária de Cultura e, assim, investir na criação do Complexo de Educação e Cultura com o Museu Caiçara e espaço para teatro, cinema, espaço do artesão, cursos gratuitos. Realizaremos editais municipais para contratação de artistas locais para fomento. Será reeditado o calendário de eventos, incluindo: Eventos de Liberdade Religiosa, Cultura Afro, Cultura Nortista e Nordestina, Cultura Carnavalesca, Cultura LGBTQIA+Pé na Areia”.
Valdizar: “Nossa cidade é vista por muitos como a que mais possui restrição ambiental e não é verdade. Na realidade é a que mais possui vantagens ambientais e iremos trabalhar para assegurar estes privilégios. Será criado o Parque Municipal Linear do Itapanhau; será concluído definitivamente o Parque Municipal do Jundu, termo de compromisso assinado entre a Prefeitura e o Ibama em 2009, em compensação a multa que deveria ser paga em 2006. Criaremos o Disque Água e Esgoto no 153 e assim o munícipe irá monitorar os serviços da Sabesp. Retorno da Cooperativa e Coleta dos Recicláveis de Bertioga e ampliação dos serviços com a Regularização dos Trabalhadores de Logística Reversa (comércio de materiais de sucata e semelhantes), criaremos o Programa Zero Desmatamento Ilegal, fortalecer a fiscalização e agilizar a recuperação e ou compensação ambiental do local”.
Valdizar: “Nossa cidade possui como eixo central para locomoção as marginais e a Rodovia Rio-Santos. Iremos criar as linhas Circular Boracéia, Circular Chácaras e Circular Albatroz/Saoc, trazendo as pessoas dos bairros mais distantes do eixo central para acessar o transporte público nas vias. Teremos também a Tarifa Zero no transporte público aos domingos e feriados e, se possível financeiramente aos cofres públicos, será estendido aos demais dias da semana”.
Valdizar: “Será criado o Programa Olho Vivo, conectando sistemas de vigilância privada ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE), sendo acessado sempre que necessário pela Polícia Judiciária e assim acelerar as investigações criminais. Retirar agentes de segurança em atividades administrativas e disponibilizar para o operacional. Solicitar parceria com o Estado para a implantação da Delegacia de Crimes Ambientais e Batalhão da Polícia Militar Ambiental, agilizando assim todo o processo para identificação e criminalização das atividades criminosas contra o meio ambiente, em especial a grilagem e desmatamento de terras”.
Valdizar: “Será criada uma lei de proteção ao emprego e renda de Bertioga com o objetivo de assegurar a contratação de profissionais que sejam moradores da cidade no processo de seleção das empresas privadas. Regulamentar e ampliar as áreas industriais e comerciais, considerando as atividades de baixo potencial poluidor e incentivo fiscal conforme número de empregados na empresa”.
Diário Mais
Veja lista de praias e cidades que podem ser engolidas pelo mar
ONU afirma que cidade do Litoral de SP pode sumir nos próximos anos; saiba qual
Mar avança e ameaça moradores de bairro de tradicional cidade do litoral de SP
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.700.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 1.000.000,00