Bertioga

Bertioga zera a fila de cardiologia infantil e vai iniciar ambulatório para obesos

Unidade de Especialidades Médicas (Unibem) foi inaugurada em 16 de janeiro e já realizou mais de 10.500 atendimentos

Jeferson Marques

Publicado em 09/03/2023 às 12:17

Atualizado em 09/03/2023 às 14:54

Comentar:

Compartilhe:

Na unidade, é possível receber os atendimentos previamente agendados com acupunturista, anestesiologista, cardiologista, entre outros / Nair Bueno/DL

A nova Unidade de Especialidades Médicas (Unibem) está funcionando no bairro Rio da Praia, em Bertioga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e já conseguiu zerar a fila de espera da cardiologia infantil. Na unidade, é possível receber os atendimentos previamente agendados com acupunturista, anestesiologista, cardiologista, cirurgião pediátrico, cirurgião plástico, cirurgião geral, cirurgião vascular, dermatologista e outras especialidades. E, ainda agora em março, deve ter início o ambulatório para pessoas com sobrepeso ou obesas. A Prefeitura de Bertioga inaugurou o equipamento no último dia 16 de janeiro.

Rosana Meissner, diretora do departamento de atenção especializada do município, recebeu a Reportagem do DL no Centro de Especialidades Médicas, e comemorou o fato da fila de cardiologia infantil ter sido zerada. "É um grande avanço para a cidade e estamos muito felizes com o trabalho que está sendo feito por toda a equipe. E estamos focados em reduzir cada vez mais as filas das demais especialidades", lembra.

Os atendimentos, antes realizados pelo Centro de Especialidades Médicas (CEME), no Centro, já estão acontecendo na Unibem, o que faz com que a população de Bertioga não precise mais procurar outras cidades para ter um acompanhamento médico mais detalhado.

"De certa forma isso desafoga as outras cidades e deixa nosso munícipe melhor acomodado, pois não precisa se locomover para lá. São muitos os avanços em nossa saúde, a começar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendimentos à domicílio, ambulatório de feridas - que é inédito - e outras tantas melhorias que estão acontecendo", comemora Rosana.

Para o prefeito Caio Matheus, Bertioga se destaca pelo número de especialidades médicas abrangidas pelo município.

“A Unibem representa um grande salto de qualidade no atendimento à população. Bertioga será uma das cidades com maior número de especialidades médicas da Baixada Santista e Estado de São Paulo”, ressalta.

Para finalizar, Rosana adianta que, ainda neste mês de março, na própria Unibem, começará a funcionar o 1º ambulatório de obesidade e sobrepeso, com o atendimento 100% municipal. A pessoa será atendida por um médico e passará por nutricionista, psicólogo e, em parceria com a secretaria de esportes, será encaminhado à atividades físicas.

"Nem sempre o paciente obeso ou com sobrepeso precisa da cirurgia. Primeiro ele vai tratar o problema com mudanças na dieta e atividades físicas regulares. E, muitas vezes, só esse acompanhamento já é suficiente para que ele perca peso e, assim, melhore os seus parâmetros de saúde. Todavia, se em dois anos ele não apresentar melhora, aí sim a cirurgia é cogitada".

A Unibem funciona de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Os atendimentos são realizados com agendamento prévio. As consultas são agendadas pela Central de Regulação do Município, mediante solicitação médica.
 
Serviço

Unibem

Rua Dr. Brasílio Machado Neto, 357, no Rio da Praia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Fim da era Carrile? Entenda o peso do duelo entre Santos e Goiás

Alvinegro Praiano está na sétima posição da Série B

Praia Grande

Haja Paciência! Saída de Praia Grande tem 5 km de lentidão; veja trechos

O epicentro do problema acontece na Avenida Ayrton Senna

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter