Bertioga
A cidade celebra conquistas internacionais no ballet, investimentos culturais, recorde de público no Forte São João e a inauguração da nova Feirinha do Bem
A cidade de Bertioga recebeu investimentos estratégicos que fortaleceram o setor cultural / Divulgação/PMB
Continua depois da publicidade
A cidade de Bertioga recebeu investimentos estratégicos que fortaleceram o setor cultural e democratizaram o acesso artístico ao longo de 2025. O município, consolidado como um polo de formação, expandiu as ações desenvolvidas pela Prefeitura com iniciativas que vão desde a iniciação cultural até a realização de grandes festivais, além do fortalecimento das políticas públicas locais.
Entre as principais ações de formação, a Diretoria de Cultura registrou atendeu cerca de 2 mil alunos em diversos polos espalhados pela cidade. As modalidades incluem ballet clássico, jazz, teatro, circo, música, artesanato, pintura e canto, que atendem crianças de 4 anos até o público da terceira idade. As apresentações deste ano confirmaram o alto padrão pedagógico e o desenvolvimento técnico dos estudantes.
Continua depois da publicidade
No primeiro semestre, os alunos participaram de apresentações temáticas que deram vida ao calendário municipal, como o Mês da Mulher, Mês da Dança, o Aniversário da Cidade e os tradicionais festejos de São João. Já no segundo semestre, eles passaram a se preparar para os espetáculos de encerramento, mobilizando cerca de 1.200 alunos em cinco grandes produções de ballet, além de mostras de circo e teatro. As produções brilharam na programação do "Bertioga Cidade Natal 2025".
O ciclo anual foi marcado por conquistas artísticas expressivas. Por exemplo, o ballet municipal de Bertioga projetou o nome da cidade no cenário nacional e internacional ao conquistar 30 medalhas em festivais de prestígio.
Continua depois da publicidade
Além disso, um aluno foi aprovado na rigorosa seletiva nacional da Escola do Teatro Bolshoi, no qual disputou com outros 3.600 candidatos, enquanto uma bailarina foi selecionada para o Summer Brazil, programa internacional coordenado por Alice Arja, representante do Miami City Ballet.
A gestão municipal também intensificou o suporte direto à classe artística e à economia criativa, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Foram dezenas de eventos, incluindo o Carnaval 2025, que inovou com a montagem de um sambódromo estruturado.
O apoio também se estendeu ao Festival do Morango, às celebrações do Dia das Crianças e os circuitos holísticos. Ao contabilizar ações impulsionadas por emendas impositivas, Bertioga ultrapassou a marca de 50 eventos realizados nos mais variados portes.
Continua depois da publicidade
Além destes, o Forte São João reafirmou sua posição como guardião do patrimônio histórico, registrando a visita de 70 mil pessoas em 2025, além de promover o atendimento educativo de 64 escolas e entidades. Com uma equipe qualificada para a recepção, o monumento histórico segue como um dos principais pilares do turismo cultural de Bertioga, desempenhando um papel vital na educação patrimonial dos moradores e visitantes. Veja as imagens.
O compromisso com a gestão participativa foi reforçado por meio de reuniões e escutas públicas dedicadas à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em 2025, a aprovação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) assegurou total transparência e diálogo direto com os fazedores de cultura locais, garantindo que o fomento chegue a quem realmente produz arte.
Ainda está prevista a distribuição de R$ 474.320,44 por meio da PNAB para os produtores culturais do município. Vale destacar que, já no primeiro ciclo da política, foram realizadas 20 intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade, espalhando manifestações culturais por diversos bairros e ampliando o repertório artístico da população bertioguense.
Continua depois da publicidade
Ao unir formação contínua, eventos de grande magnitude e o reconhecimento de talentos, Bertioga encerra 2025 com saltos significativos na cultura. A cidade consolida o setor como ferramenta essencial de inclusão social e valorização da identidade local.
Inaugurada em dezembro deste ano, a Feirinha do Bem surge como o mais novo epicentro de economia criativa e turismo de Bertioga. O espaço, que foi projetado para refletir o espírito vibrante da cidade, já opera como um ponto de encontro acolhedor e repleto de oportunidades de negócios para os pequenos empreendedores locais.
Com uma infraestrutura de 5 mil m², o complexo oferece 94 boxes, praça de alimentação com arquitetura moderna e uma área exclusiva para os artesãos da cidade. O espaço também conta com estacionamento amplo e banheiros com acessibilidade total, oferecendo dignidade a quem produz e conforto para quem visita o espaço.
Continua depois da publicidade