Bertioga
O Posto de Atendimento ao Trabalhador e os projetos sociais registraram um balanço positivo com foco em emprego e assistência na cidade
Bertioga apresentou um balanço positivo das iniciativas nas áreas de emprego e qualificação profissional / Divulgação/PMB
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga apresentou, em dezembro de 2025, um balanço positivo das iniciativas nas áreas de emprego, qualificação profissional e assistência social, com foco na ampliação do atendimento à população.
Ao longo deste ano, a Prefeitura realizou a entrega das Salas do Empreendedor, do Empregador e de Capacitação. Além disso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) intermediou cerca de 9 mil admissões, número que reforça o acesso ao mercado de trabalho no municÃpio.
Continua depois da publicidade
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o programa Viva Bem também realizaram mais de 4 mil atendimentos, bem como mais de 15 mil cadastros de moradores no Cadastro Único (CadÚnico). Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) registrou mais de 1.500 atendimentos, mantendo uma média de 156 por mês.
Em outra frente, a Casa de Passagem contabilizou 7.500 atendimentos esporádicos e mais 12.800 atendimentos institucionais, enquanto o programa Viva Leite distribuiu cerca de 6.500 litros de leite, atendendo 420 famÃlias da cidade de Bertioga.
Continua depois da publicidade
Atualmente, Bertioga possui 15.023 famÃlias inscritas no Cadastro Único, sendo 5.609 beneficiárias do Bolsa FamÃlia. Ao menos 1.824 representam novos cadastros e 7.736 passaram pela atualização cadastral obrigatória. As equipes também efetuaram 521 visitas domiciliares e atenderam 1.874 famÃlias por meio do programa AuxÃlio Gás.
Em outro momento, a Secretaria acompanhou 1.155 idosos e 1.048 pessoas com deficiência que recebem o BenefÃcio de Prestação Continuada (BPC). Além disso, o programa BPC na Escola prestou assistência a 323 beneficiários.
Já na área de capacitação, foram ofertadas mais de 3 mil vagas em cursos de gastronomia, confeitaria, salgaderia, marketing digital e gestão de negócios. As capacitações ocorreram em parceria com instituições como Sebrae, Senac, Senai e Fundação 10 de Agosto.
Continua depois da publicidade
Os alunos desses cursos também participaram de eventos externos voltados ao empreendedorismo, como a Mara Cakes Fair 2025, Mega Artesanal 2025, Feira do Empreendedor 2025 e Beauty Fair 2025, com o objetivo de ampliar o acesso à qualificação e oportunidades de negócio.