06 de Outubro de 2024 • 01:50
O diretor do DOA, afirma que a preocupação com a recuperação do animal é grande / Divulgação / Prefeitura Municipal de Bertioga
Neste domingo (29) agentes do DOA (Departamento de Operações Ambientais) resgataram um gato do mato que foi atropelado na Rodovia Mogi-Bertioga por volta das 4 horas da manhã.
O animal ferido foi levado pelos guardas à ONG parceira Full Forest & Ocean, onde recebeu medicação, vitamina, alimentação e todos os cuidados necessário para salvar a vida do animal que sofreu traumatismo craniano.
De acordo com a médica veterinária Rafaela Cassaniga, responsável pela ONG, o gato é uma fêmea adulta bem raro no Brasil. “Assim que ela estiver melhor vamos realizar um raio-x para comprovar a espécie, mas tudo indica que seja um animal que está em extinção”, diz.
O diretor do DOA, afirma que a preocupação com a recuperação do animal é grande. “Nos dedicamos para cuidar de todos os bichos que resgatamos, esse ainda mais, por estar na lista de extinção. Vamos dar toda atenção e cuidado necessário para devolver o gato à natureza”, afirma.
RESGATE.
A captura de animais silvestres em áreas urbanas é um trabalho de destaque do DOA, que registrou em 2019 mais de 322 resgastes, entre cobras, tamanduás, pássaros, lagartos, saruês, preguiças e tartarugas.
Os animais capturados são encaminhados para entidades receptoras da região, especializadas no atendimento de animais silvestres. Os animais marinhos são encaminhados ao Instituto GREMAR, que trabalha na reabilitação. Os atendimentos emergenciais são enviados para o Centro de Zoonoses de Bertioga.
SERVIÇO.
Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia pelos telefones (13) 3317-7073, Guarda Civil Municipal (GCM): 153 ou Defesa Civil: 199.
Cotidiano
O evento busca atualizar os agentes sobre legislações que impactam suas atividades, com foco em Direitos Humanos e comunicação eficaz
Variedades
Vencedora do Oscar voltará a interpretar Mia Thermopolis após 20 anos