GOVERNO SAUDE

Bertioga recepciona cerca de 9 mil alunos que voltam às aulas nesta quarta-feira

Todas as unidades de ensino do Município contarão com sistema de monitoramento 24 horas

Comentar
Compartilhar
05 FEV 2020Por Da Reportagem11h47
Este ano estarão disponíveis nas creches e escolas da rede municipal, já a partir deste primeiro dia letivo, os uniformes de verão, kits de material escolar e livros didáticosFoto: Diego Bachiega / Prefeitura Municipal de Bertioga

A cidade de Bertioga já começou a recepcionar os estudantes que retomaram a rotina das aulas nesta quarta-feira (05). Este ano estarão disponíveis nas creches e escolas da rede municipal, já a partir deste primeiro dia letivo, os uniformes de verão, kits de material escolar e livros didáticos, além dos diários de classe para os professores.

Para receber os quase 9 mil alunos com mais conforto, diversas unidades de ensino estão recebendo serviços de manutenção e reforma. A EMEIF Professora Maria Lúcia Soares Monteiro, mais conhecida como “Fazendinha”, no Bairro Chácaras é uma delas. A escola está sendo contemplada com a construção de duas novas salas e banheiros. Com a ampliação, o número de alunos saltará de 240 para 360, aumentando em 50% o total de crianças atendidas.

CÂMERAS
A segurança nas escolas também é uma prioridade. Todas as unidades de ensino do Município contarão com sistema de monitoramento 24 horas, interligado ao Centro de Operações de Imagens de Bertioga (Coibe). A EMEIF Boracéia está sendo a primeira a receber a instalação das câmeras e equipamentos. O objetivo é coibir ações de vandalismo e tornar o ambiente escolar ainda mais seguro para estudantes, professores e funcionários.

CAPACITAÇÃO
Para garantir ainda mais qualidade no ensino, a Prefeitura investe no aprimoramento constante dos seus cerca de 700 educadores, oferecendo diversos cursos de capacitação. Na segunda (03), professores da educação infantil e ensino fundamental participarão do “Seminário do Forte: nossa história e nosso patrimônio”, realizado pela Prefeitura, Sesc e Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). A formação faz parte de projeto multidisciplinar que terá como tema o Forte São João e será desenvolvido com os alunos durante este semestre.

Já nos dias 27 e 28 de fevereiro, os educadores do 1º ao 5º ano participarão ainda de formação para implantação de sistema de informática inovador, que contribuirá para a modernização do ensino.

Além disso, no último dia (28) cerca de 100 merendeiras também foram capacitadas. As profissionais aprimoraram seus conhecimentos sobre manipulação de alimentos, cardápio, segurança no trabalho e relação interpessoal.

CURSO DE FÉRIAS
No mês de janeiro, cerca de 200 alunos da rede municipal participaram do projeto-piloto “Ação Educativa de Férias”. A iniciativa, voltada para crianças que apresentaram dificuldades de aprendizagem durante o ano letivo, foi realizada em três polos: EM José Inácio Hora, EM Hilda Strenger Ribeiro e EMEIF Boracéia. O curso incluiu jogos, atividades de alfabetização, música, contação de histórias e natação. Tudo para que os pequenos pudessem aprender mais e melhor.