Bertioga recebe Festival de Bandas e Fanfarras em setembro

Evento contará com desfile e apresentações de 10 bandas

Comentar
Compartilhar
31 AGO 2018Por Da Reportagem22h40

Para quem aprecia as apresentações das tradicionais bandas e fanfarras, há uma excelente oportunidade nos próximos dias. A cidade de Bertioga recebe no dia 15 de setembro o ‘Festival de Bandas e Fanfarras’, que contará com a presença de 10 bandas do Litoral e Interior do estado de São Paulo. As apresentações serão realizadas a partir das 10h, na Avenida 19 de Maio, no Centro, próximo ao Lions Clube. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, através do e-mail [email protected] ou comparecer na Casa da Cultura  (Av. Tomé de Souza, 130 - Centro, Bertioga).

Diferente dos concursos, o Festival é caracterizado pelo desfile das bandas participantes pelo local do evento. Neste ano, serão aproximadamente 1.500 instrumentistas em apresentações surpreendentes e de muito bom gosto.

De acordo com o presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Litoral Paulista (AFABAN), Luiz Carlos Ferreira, o objetivo desse e dos outros eventos é despertar o interesse pela musicalização. “Queremos incentivar crianças e jovens a participar das bandas e fanfarras de suas cidades, porque a música é uma experiência transformadora”, afirma.

E ainda este ano, serão realizados o ‘Concurso de Bandas e Fanfarras’ de Ubatuba, no dia 14 de outubro, na Avenida Dona Maria Alves, com premiação para os três primeiros colocados, e o ‘Festival de Bandas e Fanfarras’ de Cubatão, no dia 24 de novembro na Praça Principal do Conjunto Rubens Lara.

O evento tem a realização da Organização Social Abaçaí – Cultura e Arte, do Conservatório de Tatuí e da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado de São Paulo. O apoio é da Associação das Bandas e Fanfarras da Região de Ribeirão Preto, Associação Paulista de Fanfarras e Bandas, Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) e Prefeitura de Bertioga.

AFABAN

A Associação de Fanfarras e Bandas do Litoral Paulista (AFABAN) é um órgão representante da classe em nosso Estado, e uma das mais atuantes instituições do país. Foi fundada na década de 90, com a finalidade de congregar os maestros das bandas e fanfarras do Estado para um fórum de discussões sobre a realidade e as possibilidades das corporações musicais.

Em seus 28 anos de existência, a Associação já realizou diversos projetos que beneficiaram a população e seus filiados, entre eles desfiles, cursos e concursos de bandas e fanfarras em parceria com instituições públicas e privadas.