X

Bertioga

Bertioga produz por dia 90 toneladas de lixo

Porém, volume de resíduos dobra em época de temporada e sobrecarrega área de transbordo

Vanessa Pimentel

Publicado em 11/06/2017 às 08:00

Atualizado em 19/04/2021 às 15:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O lixo coletado é enviado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do município / Rodrigo Montaldi/DL

Todo dia, cerca de 11 caminhões da empresa Terracom fazem a coleta de lixo em Bertioga. Após ser recolhido nos itinerários pré-determinados, baseado no plano de trabalho da coleta diária, o lixo é transportado para o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (CGRS), cujo acesso é feito pelo Km 227 da Rodovia Rio Santos (Sítio São João).

O caminho do lixo

O CGRS é contemplado por uma cooperativa que recebe os materiais recicláveis e, ao lado, uma área de transbordo, onde os resíduos são depositados pelos caminhões coletores. Em média, o CGRS recebe cerca de 90 Ton/dia, mas durante a temporada ou feriados prolongados, esse número dobra, de acordo com a prefeitura. Em um mês, com a geração de detritos apenas da população local, gira em torno de 1.800 toneladas.

Na área de transbordo, caminhões maiores do que os que fazem a coleta são carregados e transportam o lixo até o aterro Sítio das Neves, na Área Continental de Santos. Uma vez descarregados, os caminhões transportadores retornam ao CGRS, aguardando um novo carregamento e o processo se repete. O total do percurso do lixo desde o CGRS até o aterro sanitário no Sítio das Neves é de cerca de 46,8 Km.

Normalmente todo lixo que passa na área de transbordo do CGRS é enviado no mesmo dia para o aterro, porém em períodos onde a cidade recebe mais turistas, o volume de lixo aumenta e acaba sendo enviado ao aterro somente no dia posterior.

Nova cara

Desde maio, os caminhões que fazem a coleta de lixo pelas ruas de Bertioga ganharam fotos de pontos turísticos da cidade como: Forte São João, Cantão do Indaiá, Praias. O intuito, além de motivar o turismo nesses locais, é retratar as belezas naturais contidas neles e a sua preservação.

Disk Coleta

A Prefeitura conta com o Disk Coleta 0800 237 8464, onde as pessoas podem ligar de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, para fazer reclamações relacionadas à coleta comum ou dar sugestões.

A coleta seletiva

Atualmente, existe uma cooperativa regularizada no município, a COOPERSUBERT (Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga).

Por mês, são coletados em média 60 toneladas de material, triados por 25 cooperados. O sistema de coleta adotado para recolher os resíduos recicláveis no município segue duas vertentes de atuação: a coleta “porta a porta” e a implantação dos LEV’s (Locais de Entrega Voluntária), em pontos estratégicos.

A Cooperativa realiza a coleta com um caminhão de frota própria e em dias pontuais utiliza o caminhão fornecido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter