X
Bertioga

Bertioga cria Projeto de Lei para o Bem- Estar Animal

A cidade tem presenciado o crescente aumento de animais abandonados nas ruas da Cidade

Visando reestruturar e desenvolver uma política pública, voltada à causa animal, esta semana, o Governo Municipal assinou um Projeto de Lei solicitando a criação do Serviço de Bem- Estar Animal. A assinatura do Projeto ocorreu durante um encontro que reuniu ONGs e representantes das secretarias municipais. Também foi elaborada uma ordem de serviço solicitando alteração no organograma da Secretaria de Meio Ambiente para criação da Divisão de Bem- Estar Animal.

O chefe do executivo, Caio Matheus, explica a importância dessa causa. “A iniciativa é a base para que administração municipal comece a realizar políticas públicas voltadas ao bem- estar animal na Cidade. Isso permitirá realizar e custear ações já previstas”,enfatiza.

Bertioga tem presenciado o crescente aumento de animais abandonados nas ruas da Cidade. Considerado maus tratos, o abandono priva o animal de alimentação, abrigo, afeto, cuidados médicos veterinários e o coloca em permanente situação de risco nas ruas. Diante da inexistência de outras políticas de proteção, os animais são recolhidos pela Divisão de Zoonoses, por não haver alternativa. Com isso, o setor está responsável pelo abrigamento, alimentação, hidratação de animais, feiras de adoção permanentes, cirurgias de castração entre outras.

Para elaboração do Projeto de Lei, a Prefeitura buscou elementos necessários para a criação de algumas taxas do código tributário, que vão permitir, através do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal – FUMPA, o licenciamento de atividades, geração de recursos, recebimento de doações e transferências das esferas estaduais e federais, afirma o secretário de Administração e Finanças, Roberto Cassiano.
Outra ação prevista é a criação de uma folha para doação voluntária no carnê do IPTU 2018.

O Projeto de Lei será encaminhado à Câmara Municipal para votação.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade

Praia Grande tem 23 vagas de emprego disponíveis no PAT

Interessados devem comparecer ao local para retirar carta de encaminhamento

Cotidiano

Prefeitura de Mongaguá promove protagonismo infantil em minissérie

O projeto 'Liga do ECA' foi inspirado pela 'Liga da Justiça' e as crianças puderam construir seus personagens de acordo com os ensinamentos passados pelos educadores

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software