X
Automotor

Siga o check list: 6 dicas para preparar o carro para viagens de fim de ano

Usando veículo próprio ou alugado, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar na estrada

Usando veículo próprio ou alugado, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar na estrada / Divulgação

É hora de pensar na manutenção do carro para as viagens de fim de ano e férias, agora que a maior parte da população está vacinada e podemos passear com segurança. Usando veículo próprio ou alugado, é preciso tomar alguns cuidados para não ficar na estrada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O engenheiro mecânico Denis Marum, que há mais de 35 anos trabalha no ramo automotivo e autor do webcurso Mecânica Básica e Manutenção do Carro, dá seis dicas básicas:

  1. Pneus: não podem estar carecas ou com bolhas, não insista! Nessa época de chuvas é imprescindível ter pneus em bom estado.
  2. Correias: Dentada e Serpentina devem ser trocadas a cada três anos ou 50.000km. Se quebrar na estrada é guincho mais todo o décimo terceiro!
  3. Freios: verificar espessura de pastilhas e discos, aproveite e substitua o óleo de freio para não correr o risco de ficar sem freios na descida da serra.
  4. Óleo do motor: se o carro tem alto consumo de óleo, melhor não ir para estrada, troque o óleo e filtro de óleo, você não gastará dinheiro, mas investindo na vida longa do seu motor.
  5. Água do sistema de arrefecimento do motor: também não pode ter histórico de consumo. Na estrada tudo é mais difícil, resolva os vazamentos antes de sair de casa, mesmo que a distância seja curta. Superaquecimento do motor é outro problema sério que poderá estourar seu cartão.
  6. Alinhamento e balanceamento, estes serviços economizam combustível e prolongam a vida dos pneus.

É melhor prevenir do que remediar ou fazer manutenção para não gastar com guincho e fazer uma boa viagem!

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Janeiro Branco: a importância de cuidar da saúde mental na gestação e puerpério

Com a pandemia de covid-19, um estudo com mulheres com partos recentes constatou que 38,8% das participantes tiveram depressão pós-parto

Santos

Homem morre afogado na Lagoa da Saudade, em Santos

Três veículos e mais dez agentes foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software