X

Automotor

Nova motocicleta da BMW quer mudar patamar de mobilidade elétrica

A BMW Motorrad apresenta no IAA 2021 a motocicleta elétrica Concept CE 02 – com espaço para levar um skate

Artigo

Publicado em 12/09/2021 às 09:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com um sistema de condução elétrico, design futurista e soluções inovadoras de conectividade, o conceito se propõe a combinar dupla funcionalidade em uma entrega única. / Divulgação

Por: Edmundo Dantas/AutoMotrix

A Bayerische Motoren Werke, expressão alemã que significa Fábrica de Motores da Baviera, mais conhecida pela sigla BMW, é uma fabricante de automóveis e motocicletas sediada em Munique, capital da Baviera, um Estado do sudeste da Alemanha. Não por acaso, a BMW Motorrad se sente literalmente “em casa” para revelar sua principal novidade do IAA 2021 antes mesmo do evento começar. O salão da mobilidade deste ano será realizado pela primeira vez em Munique, com abertura ao público no dia 7 de setembro. O evento será o palco para a estreia da Concept CE 02. Uma motocicleta que, segundo a marca, representa uma releitura da mobilidade urbana inteligente sobre rodas e pretende levar a estratégia de mobilidade elétrica para áreas urbanas a um novo patamar. Conforme a BMW Motorrad, o conceito de veículo elétrico não é uma motocicleta clássica nem uma scooter. Um detalhe curioso é que a Concept CE 02 reserva espaço para levar objetos na parte de baixo – é possível prender um skate e usá-lo como apoio para os pés.

Com um sistema de condução elétrico, design futurista e soluções inovadoras de conectividade, o conceito se propõe a combinar dupla funcionalidade (transporte e comunicações) em uma entrega única. Com 31 kW (42 cavalos), a Concept CE 02 tem potência suficiente para transmitir esportividade. “À primeira vista, há pouco sobre a Concept CE 02 que seja tipicamente BMW Motorrad – é algo completamente novo. Queremos nos empenhar por algo novo e ser pioneiros – o que provamos ser capazes em vários projetos no passado. A Concept CE 02 apresenta novas proporções e formas modernas de mobilidade ‘single-track’ em um ambiente urbano. Além disso, queríamos alcançar um nível de inovação de design que não tínhamos antes nesse nível. O componente emocional era crucial, assim como a diversão de se dirigir ”, explica Edgar Heinrich, diretor de Design da BMW Motorrad.

De acordo com a fabricante, o modelo dispõe de sistemas sofisticados de bateria e tecnologia de carregamento que permitem uma autonomia de aproximadamente 130 quilômetros e rápida reposição de carga. O conceito apresenta ainda um display colorido de 10,25 polegadas, sistema de navegação e funções de conectividade. Com as suas dimensões compactas, o modelo visa um novo público-alvo: pessoas com dezesseis anos ou mais, que nunca andaram de moto mas estão abertas a novas experiências, com tecnologia inteligente e, acima de tudo, combinando mobilidade com diversão. Pesando cerca de 120 quilos e com altura do acento em relação ao chão de 73 centímetros, o BMW Motorrad Concept CE 02 é um veículo leve e ideal para uso urbano.

Em termos de design, a aparência geral revela o caráter inovador da Concept CE 02. “Queríamos desenvolver um veículo de duas rodas facilmente acessível para todos que desejam mobilidade e independência. Ele incorpora a liberdade juvenil e um espírito despreocupado – como um skate sobre duas rodas”, afirma Alexander Buckan, chefe de Design de Veículos da BMW Motorrad. As proporções simples garantem um apelo estético emocional. A luz é fornecida por um farol quadrado preto com quatro elementos de leds distintos. A lanterna é composta por duas pequenas folhas de leds translúcidas fixadas nos dois lados do banco. Duas rodas de grande porte, semelhantes às de uma bicicleta, prometem robustez e diversão na condução. O centro de gravidade é baixo e favorável à dinâmica de pilotagem. E o assento longo e estreito permite várias posições.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter