O utilitário esportivo médio Chevrolet Equinox tem reestilização e nova versão esportiva
O Equinox 2022 chega nas configurações Premier, com tração integral AWD, e RS / Divulgação
O Chevrolet Equinox foi apresentado ao mundo em 2004, produzido no Canadá e no México, de onde vem para o Brasil. O SUV médio, que está em sua terceira geração, tem um desempenho de vendas significativo na América do Norte. No mercado brasileiro, o foco do modelo não é brigar pela liderança do segmento, mas sim ser uma referência aspiracional e de imagem para a marca, como o Camaro em seu segmento. Depois de ter ficado fora de produção no ano passado por falta de componentes – especialmente de semicondutores –, o Equinox tenta recuperar algum espaço com evoluções no design, conectividade e conteúdo tecnológico e a versão inédita RS, com acabamento mais esportivo. A General Motors ainda não definiu os preços para o Brasil. “As dimensões são primordiais para a consideração de compra de um SUV premium, mas o design é o fator decisivo na hora da escolha. Por isso, esse foi o principal foco dos projetistas no desenvolvimento do Equinox 2022”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul. O Equinox 2022 começa a chegar na rede de concessionárias do Brasil a partir de junho em duas configurações: Premier, com tração integral AWD, e a RS. Ambas oferecem uma boa lista de itens de comodidade e de segurança, como o alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, de movimentação traseira, vibratório de segurança no banco do motorista e de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.
Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram completamente atualizados no Equinox, seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, com linhas mais fluidas para reforçar a sofisticação e, ao mesmo tempo, acentuar o dinamismo do veículo. Na cabine, houve mudanças nos revestimentos de bancos e console, enquanto o computador de bordo traz novo grafismo. A central multimídia MyLink – com novos recursos - oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, o myChevrolet App de nova geração, projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do OnStar, sistema de telemática avançado com assistência personalizada vinte e quatro horas e sete dias por semana para serviços de emergência, segurança e concierge. Para a versão de luxo Premier, a Chevrolet oferece um ano gratuitamente de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades, um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos, drive thru e postos de combustíveis.
Com 4,65 metros de comprimento, 2,10 metros de largura, 1,84 metro de altura e 2,72 metros de distância de entre-eixos, 468 litros de capacidade no porta-malas, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos, o Equinox é equipado com o motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática de 6 marchas com opção de trocas manuais. São 172 cavalos de potência e 27,8 kgfm de torque. O SUV premium da Chevrolet se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de zero a 100 km/h pode ser feita em 9,2 segundos. Segundo a Chevrolet, o Equinox RS chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade abastecido com gasolina. Para isso, o baixo peso de 1.561 quilos, considerando o tamanho do veículo, ajuda, assim como o caráter aerodinâmico e o sistema de grade do radiador ativo. Ele reduz o arrasto por meio do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.
O Equinox tem suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração. O SUV tem tração integral permanente do tipo AWD e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Essa tarefa é feita por uma central de comando capaz de fazer até mil leituras por segundo. O motorista pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. Caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral. O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.
A versão Premier chama a atenção pela sofisticação dos frisos cromados, pelas novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, pelo teto solar elétrico panorâmico e pelos faróis tipo projetor em leds. Já a versão RS sublinha o acabamento mais esportivo, com cromados escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo “Chevrolet”. Há também itens exclusivos, como a grade frontal e outros elementos dos para-choques. A mesma diferenciação entre as duas versões é vista no habitáculo. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis são próprias da RS. A “top” Premier aposta um conjunto refinado, com sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e nas portas dianteira, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento.
Praia Grande
Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande
Educação
As aulas iniciam no segundo semestre, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30