É possível garantir que o veículo funcione normalmente mesmo nas manhãs mais geladas / Unsplash/Ben Stein
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A queda nas temperaturas em diversas regiões do Brasil tem provocado impactos não apenas na rotina das pessoas, mas também no funcionamento dos veículos.
Com termômetros marcando entre 5°C e 0°C, ou até menos, em alguns lugares do país, o clima frio exige atenção redobrada de motoristas, principalmente com itens que podem comprometer o desempenho do carro.
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Durante períodos de frio intenso, o sistema de partida, a bateria, os fluidos e até os vidros do carro podem apresentar dificuldades, o que reforça a importância de uma preparação prévia para evitar imprevistos.
Com alguns cuidados simples, é possível garantir que o veículo funcione normalmente mesmo nas manhãs mais geladas.
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Carros com motor flex que utilizam tanquinho de partida a frio são os que mais sofrem em dias frios, especialmente quando abastecidos com etanol.
Em temperaturas abaixo de 15°C, o combustível demora mais para inflamar, o que pode exigir várias tentativas para dar a partida e, com isso, comprometer a bateria, as velas e outros componentes.
Para veículos que ficam muito tempo parados, a recomendação é utilizar gasolina premium, com menor concentração de etanol, o que melhora a durabilidade do combustível e reduz o risco de falhas na partida.
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Já nos modelos mais recentes, que contam com sistema de aquecimento de combustível nos bicos injetores, é essencial esperar que a luz do painel se apague antes de ligar o motor.
Dificuldade na partida, mesmo com gasolina, pode indicar problemas na qualidade do combustível.
O frio intenso afeta diretamente o desempenho da bateria, especialmente na hora da partida.
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Como as reações químicas ocorrem mais lentamente em baixas temperaturas, a geração de energia diminui, tornando o funcionamento do carro mais difícil. Baterias mais antigas ou no fim da vida útil são as mais afetadas.
Evitar o uso de sistemas como som, luzes e centrais multimídia com o carro desligado é essencial para preservar a carga.
Ter um carregador portátil pode ser útil para emergências, especialmente se o carro costuma ficar parado por longos períodos. Se ao girar a chave o carro não emitir nenhum sinal, é provável que o problema esteja na bateria.
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Temperaturas muito baixas tornam os óleos e fluidos mais espessos, o que dificulta sua circulação e reduz a capacidade de lubrificação.
Além disso, a água que condensa nos fluidos pode se acumular e endurecer, comprometendo a primeira partida do dia. Por isso, é fundamental utilizar produtos com propriedades anticongelantes, tanto no sistema de arrefecimento quanto no limpador do para-brisa.
As borrachas de vedação também merecem atenção, já que podem enrijecer ou ressecar com o frio, comprometendo o isolamento e aumentando a possibilidade de entrada de umidade no interior do carro.
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Modelos com sistema de aquecimento integrado ao ar-condicionado devem passar por revisão a cada seis meses.
O acúmulo de sujeira no filtro pode espalhar impurezas pelo interior do carro ao ligar o sistema, o que é agravado por ambientes com muito vento, como regiões litorâneas ou agrestes, onde há excesso de poeira e maresia.
Vidros embaçados são comuns em dias frios, causados pela condensação do vapor d’água do interior do carro nos vidros frios. Para resolver o problema, usar a mão ou panos pode piorar a situação, engordurando o vidro sem eliminar a umidade.
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A melhor maneira de desembaçar é ligar o ar-condicionado na temperatura mais fria e na maior velocidade, direcionando o jato para o para-brisa. Isso ajuda a retirar a umidade do ar interno.
Caso o carro não tenha ar-condicionado ou esteja muito frio, o sistema de ar quente pode ser utilizado para evaporar o vapor condensado. Abrir uma fresta nas janelas também ajuda a equilibrar a umidade interna.
Para maior eficiência, é possível combinar os métodos. Primeiro, usar o ar quente até que os vidros comecem a secar.
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Depois, ligar o ar-condicionado para condensar o excesso de umidade e ativar a recirculação de ar. Manter as janelas entreabertas também colabora para remover o ar úmido de dentro do carro.
As palhetas do limpador de para-brisa devem ser substituídas anualmente, mas em regiões frias, esse prazo pode ser reduzido pela ação do frio sobre a borracha.
Manter a pintura do carro protegida com cera é outro cuidado útil, tanto para locais com geada quanto para regiões litorâneas. Em caso de gelo acumulado na lataria, o ideal é usar água fria, sem esfregar.
Já os pneus, incluindo o estepe, devem ser verificados regularmente. O ar frio reduz a pressão interna, o que aumenta o consumo de combustível e o desgaste do pneu.
Sempre consulte a calibragem recomendada no manual ou na etiqueta localizada na porta ou na tampa do combustível.
Se o motor tentar ligar, mas não funcionar, não insista para não comprometer a bateria. Verifique se há combustível suficiente.
Problemas de partida também podem estar relacionados à bomba de combustível ou ao sistema de ignição, como velas desgastadas, cabos ressecados ou bobinas com defeito. Nesses casos, o ideal é aguardar o tempo melhorar ou procurar assistência mecânica.