X

Na traseira, o para-choque está em sintonia com o aspecto "musculoso" de todo o carro. As lanternas acompanham o grafismo dos faróis. / Divulgação

Em 2018, quando tinha apenas dois utilitários esportivos no portfólio – Touareg e Tiguan –, a Volkswagen decidiu que era hora de ir à luta para aumentar sua oferta de modelos no segmento com o maior crescimento no mundo. Em 2019, a marca alemã lançou seu primeiro utilitário esportivo feito no Brasil, o compacto T-Cross, produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que tornou-se o SUV mais vendido do Brasil em 2020. No ano passado, a novidade foi o Nivus, um SUV compacto em estilo cupê, também “made in Brazil”. Agora é a vez do médio Taos, que chega diretamente do Complexo Industrial de Pacheco, na Argentina, e desembarca nas concessionárias de todo o Brasil em duas versões: a Comfortline, com preço de R$ 154.990, e a Highline, a R$ 181.790, ambas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de 6 marchas. Com esse lançamento, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples. No lançamento, o novo SUV da marca alemã apresenta sua Launching Edition, série especial com quantidade limitada, com preço de R$ 191.060 e itens de design e equipamentos exclusivos. “O Taos é um modelo totalmente novo, desenvolvido com foco no consumidor da América Latina. Faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região e completa a nossa família de SUVs, junto com o Nivus, o T-Cross e o Tiguan Allspace”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Com 4,46 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,62 metro de altura e 2,68 metros de distância de entre-eixos e construído na Estratégia Modular MQB, o Taos chega equipado com o motor 250 TSI Total Flex, desenvolvido e produzido em São Carlos, no interior do Estado de São Paulo. É o mesmo usado no T Cross, no Jetta, na linha GTS do Polo e do Virtus e no Tiguan Allspace, com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, com 150 cavalos de potência a 5 mil rotações por minuto e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol ou gasolina, acoplado à transmissão automática de 6 marchas. Segundo a Volkswagen, o novo utilitário esportivo acelera de zero a 100 km/h em 9,3 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 194 km/h. O Taos pesa 1.420 quilos, o que, de acordo com a Volkswagen, resulta na melhor relação peso/torque do segmento. O seletor de perfil de condução acionado por meio da tela do VW Play tem quatro modos: “Eco”, “Normal”, “Esportivo” e “Individual”.

O Taos tem distância de entre-eixos longa para seu segmento e balanços dianteiro e traseiro curtos. As colunas “A” (as dianteiras) são bem apontadas para a frente e a linha de cintura é elevada. Na dianteira, os faróis full-led têm desenho refinado e sistema IQ. Leve, com tecnologia anti-ofuscamento. Dos faróis principais vem o DRL (luzes de circulação diurna), filetes em leds que “cortam” a parte da frente e se fundem com o novo logotipo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID., na Europa. O capô é vincado e horizontal. Na traseira, o para-choque está em sintonia com o aspecto “musculoso” de todo o carro. As lanternas acompanham o grafismo dos faróis. O nome “Taos” vem fixado na base da tampa do porta-malas. Mais à direita, está o emblema “250 TSI” (referência ao torque de 250 Nm) e ao motor turbo. As rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.

Com a utilização de material “soft touch” e couro revestindo portas e painel frontal, o primeiro utilitário esportivo da fabricante produzido na Argentina oferece uma atmosfera elegante. Os bancos são revestidos em couro sintético e o volante multifuncional tem novo design – presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou no Brasil com o Nivus. Uma “ilha digital” envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e pela central de infoentretenimento VW Play, com tela de 10,1 polegadas e alta definição. Além disso, o interior do Taos tem Ambient Light e sistema de luzes em leds, permitindo aos ocupantes escolherem a cor da iluminação interna. São dez núcleos à disposição.

O nível de tecnologia de assistência à direção do Taos segue o padrão dos outros SUVs da marca. Uma das novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que não traz a função de detecção de pedestres na versão de entrada. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o risco iminente de acidente, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão. Outro recurso é o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controle Adaptativo de Cruzeiro) com Stop&Go, fazendo o carro parar completamente de maneira automática caso o veículo à frente pare de repente. Essa função é ideal para o anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades. Frenagem automática pós-colisão, alertas de fadiga e de tráfego traseiro cruzado com parada de emergência para manobras, detecção de veículo no ponto cego, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa e XDS + (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a lista de recursos eletrônicos do Taos.

Formas e conteúdos

Na versão de entrada, a Comfortline, o Taos traz ar-condicionado Climatronic dual zone com saídas para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, sistema Kessy (acesso ao veículo sem utilização da chave), volante multifuncional com “paddles shifts” para trocas de marchas sequenciais, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas e central VW Play. Dois pacotes de opcionais são ofertados para a versão: o Conforto – bancos revestidos de couro, dianteiros com sistema de aquecimento e do motorista com ajustes elétricos e de lombar – e o Segurança – Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres e o ACC.

A opção topo de linha Highline agrega de série o ACC com função Stop&Go, a Frenagem Autônoma de Emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, dianteiros com sistema de aquecimento e do motorista com ajustes elétricos e lombar, as luzes em leds na grade frontal, os faróis com tecnologia IQ. Light, o Ambient Light, o painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, o sistema de detecção de ponto cego, o alerta de tráfego traseiro cruzado e a seleção de perfil de condução. Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a Highline. Já a Launching Edition tem itens exclusivos como teto, coluna “A” e retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, interior próprio, sistema de som premium Beats, teto solar panorâmico e a cor Bege Mohave. Somam-se à série especial um ano para: seguro Porto Seguro gratuito, assinatura do Sem Parar e de mensalidades pagas para os aplicativos do Ubook e PlayKids.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter