X
Automotor

Conheça as apostas da Volvo para sedimentar o caminho para a eletrificação

Os Volvo XC60 e XC90 híbridos desembarcam no Brasil com mais potência e autonomia

Volvo XC90 e XC60

A Volvo escolheu seu carro-chefe XC60 para acelerar mais um pouco no caminho para sedimentar seu compromisso de se tornar 100% elétrica até o final desta década no Brasil. Ao lado do XC90, o Volvo mais vendido no mundo acaba de ganhar mais autonomia nas versões híbridas. Quando usam somente o motor elétrico, o XC60 e o XC90 ganharam mais de 65% de potência. Já a capacidade da bateria cresceu 62%, passando para 18,8 kWh, refletindo diretamente na autonomia dos modelos. O CX60 pode rodar até 78 quilômetros no modo elétrico (alta de 73%), enquanto o XC90 – maior e mais pesado – teve sua autonomia 100% “verde” acrescida para até 71 quilômetros (mais 61% em comparação à versão anterior). Combinados, os motores ganham 14% a mais de potência, passando de 412 cavalos para 468 cavalos e um torque total de 71 kgfm. Segundo a marca sueca, pertencente ao grupo chinês Geely, isso foi possível graças às novas tecnologias de construção das baterias, que passam a ter três camadas de células. A gama do XC60 está à disposição nas concessionárias brasileiras com preço de R$ 399.950 na Recharge Inscription Expression, de R$ 429.950 na Recharge Inscription, de R$ 439.950 na Recharge R-Design e de R$ 466.950 na T8 Polestar. A do XC90 está por R$ 509.950 na Recharge Inscription Expression, por R$ 553.950 na Recharge Inscription e por R$ 563.950 na Recharge R-Design.

O XC60 reedita os faróis com o estilo “Martelo de Thor”, onipresentes na família de utilitários esportivos da Volvo, assim como as sinaleiras que se espraiam pelas colunas “C” e invadem a tampa do porta-malas. No interior, o painel de instrumentos tem uma personalização exclusiva, incluindo a projeção do mapa do percurso, trazendo o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services, com internet integrada, aplicativos e serviços do Google incorporados. Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para passar comandos. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts e enviar mensagens.

Primeiro modelo híbrido da Volvo Cars no Brasil, o XC90 é um marco na revolução eletrificada da fabricante no país
Primeiro modelo híbrido da Volvo Cars no Brasil, o XC90 é um marco na revolução eletrificada da fabricante no país (Divulgação)

As versões Inscription, R-Design e Polestar recebem a Câmera 360 Graus, para ajudar nas manobras em qualquer ambiente, e o Head-Up Display, que projeta a velocidade e outras informações no para-brisa do veículo. O interior do XC60 híbrido tem uma opção sem couro, com o estofamento em mescla de lã e poliéster reciclado. O modelo traz carregador por indução para smartphones e as tecnologias Ready to Drive – emite um alerta caso o trânsito à frente volte a andar em um congestionamento – e Emergency Stop Assist – freia o veículo caso o motorista não reaja a nenhum dos alertas emitidos pelo sistema. A nova versão do XC60 híbrido vem com o One Pedal Drive, proporcionando uma experiência de condução mais intuitiva. Com ele, o motorista usa somente o pedal da direita para acelerar e frear o carro. Basta pressionar para acelerar e tirar o pé para frear.

Primeiro modelo híbrido da Volvo Cars no Brasil, o XC90 é um marco na revolução eletrificada da fabricante no país. De acordo com a fabricante, o SUV de grande porte conta com uma harmonia entre dirigibilidade e conforto, somando requinte e sofisticação e espaço para até sete pessoas. As variantes Inscription e R-Design são equipadas com um dos mais completos pacotes de tecnologia, segurança e comodidade, como o Head Up Display, que mostra as informações do painel de maneira mais prática e confortável, o Park Assist com câmera de 360 graus e o sistema de suspensão a ar, adaptando o carro de acordo com as opções que forem feitas nos cinco modos de condução.

 
Por dentro, o XC90 traz opções de acabamento em fibra de carbono ou madeira, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas integrado com o painel central de LCD de 9 polegadas “touchscreen”  (Divulgação)  

Por dentro, o XC90 traz opções de acabamento em fibra de carbono ou madeira, painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas integrado com o painel central de LCD de 9 polegadas “touchscreen” e sistema de entretenimento. O XC90 tem integração com Apple CarPlay e Android Auto, facilitando a conexão dos dispositivos móveis para navegação ou mesmo para ouvir as músicas preferidas pré-programadas. O grande utilitário esportivo da Volvo acrescenta ar-condicionado digital de quatro zonas e climatização do porta-luvas, indicada para manter alimentos refrigerados durante as longas viagens.

O XC60 e o XC90 híbridos vêm com a tecnologia City Safety, um sistema de proteção com assistência à condução e reconhecimento de pedestres, ciclistas e animais de grande porte, podendo frear e até esterçar o volante para evitar ou reduzir os efeitos de uma colisão. Está em conjunto com o Pilot Assist e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com sensores e câmeras e um sistema que comanda a aceleração, frenagem, auxilia no deslocamento do veículo ao contornar curvas abertas em rodovias e controla a distância do carro à frente. Outra praticidade é o alerta de tráfego cruzado com frenagem automática. Os dois modelos contam ainda com os sistemas de alerta de mudança de faixa e de ponto cego, além do Care Key, que regula o limite de velocidade por meio de uma programação com a chave principal. Assim, a velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme o programado. O pacote de iluminação tem faróis full-led autodirecionais com função anti-ofuscante e auxiliares de neblina também em leds.  

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ação da Receita Federal e da PF termina com 498 kg de cocaína apreendidas no Porto de Santos

A droga estava escondida em uma carga de açúcar

Praia Grande

Caminhada da Adoção pretende mobilizar pessoas e informar sobre o tema

Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software