Artigo

Unir para agir: Maratona de desenvolvimento de game para enfrentamento a mudança climática

Ação nasceu da necessidade de criar ferramentas que contribuam para o letramento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fábio Tatsubô - Coordenador Regional BS do Movimento Nacional ODS SP

Publicado em 09/09/2025 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mais do que uma competição, toda ação é a prática viva do ODS 17: Parcerias / Marcelo Martins/PMS

Continua depois da publicidade

Este mês de setembro pode ser um marco na implementação dos ODS em Santos, uma possibilidade enorme de integração entre sociedade civil, iniciativa privada e administração pública com um único propósito em comum: soluções para um bem comum.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma delas é a terceira edição do Game Jam – Desafio ODS, uma maratona de 72 horas de desenvolvimento de games com foco no ODS 13: Ação Global Contra a Mudança do Clima. A premiação será realizada no Santos Game • Power Up, com premiação de R$ 5 mil, patrocinada pela T2S – Tecnologia Portuária.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cubatão adere ao ODS 19 da Agenda 2030 na abertura do Guará Fest

• Terceiro Setor e Sustentabilidade: O Papel do ESG e dos ODS na Transformação Social

Mais do que uma competição, toda ação é a prática viva do ODS 17: Parcerias. Ela reúne recursos de emenda parlamentar da Audrey Kleys, dos coletivos 13 Bit (games independentes) e Zero 13 Game Club (eSports), Sebrae, Parque Tecnológico de Santos e o ILIS – Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups. É a sociedade cocriando soluções criativas e tecnológicas para os desafios globais.

Estamos consolidando um ecossistema que tem potencial para gerar impacto real por meio da inovação (ODS 9) e da promoção de trabalho e renda (ODS 8) para os jovens da nossa região, considerando que os jogos eletrônicos são o mercado que mais cresce no mundo.

Continua depois da publicidade

A ação nasceu da necessidade de criar ferramentas que contribuam para o letramento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Inspirado no trabalho de Ludmilla Rossi, o Alpha Beat Cancer é um jogo de celular criado em 2014 para ajudar crianças com câncer a compreender, de forma leve e positiva, os desafios do tratamento. O projeto é fruto de uma parceria entre a saudosa MKT Virtual e o Instituto Beaba, com o propósito de desmistificar o câncer infantil e apoiar quem enfrenta essa jornada tão desafiadora.

A parceria foi a mola propulsora para a criação da Game Jam – Desafio ODS. Na primeira edição, realizada em 2023, o tema abordou os indicadores vermelhos do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR), relacionados ao ODS 3 (Saúde): Hepatite A, B, C, tuberculose e obesidade infantil.

Com apoio da Universidade São Judas Unimonte, a premiação incluiu bolsas de estudo e troféus produzidos pela EcoFábrica ZNO, criados com materiais de descarte pelas mãos do artista Anderson Camargo — uma verdadeira celebração da criatividade e da sustentabilidade. Na edição do ano passado, o tema foi o ODS 10, com foco em PCD (Pessoas com Deficiência), reforçando o compromisso com inclusão, inovação e impacto social.

Continua depois da publicidade

Santos Game • Power Up! 2025 representa a consolidação de um ecossistema de inovação, conectando múltiplos universos: os desenvolvedores de games independentes, a cadeia produtiva dos eSports — que inclui jogador profissional, streamer, criador de conteúdo, narrador, comentarista e analista de desempenho —, as empresas de inovação, o empreendedorismo impulsionado pelo Sebrae, a tração do Parque Tecnológico de Santos e do ILIS – Instituto Litoral Paulista de Inovação & Startups.

E, acima de tudo, une os fãs dos games, uma comunidade vibrante que atravessa gerações, do netinho ao vovô, mostrando que o jogo é muito mais do que entretenimento: é conexão, oportunidade e transformação.

Para que esse movimento seja sustentável, é essencial garantir sequência e consistência: formar jovens para o empreendedorismo, o protagonismo, a comunicação e o marketing, preparando-os para alcançar a prosperidade por meio de incubação e mentoria no Parque Tecnológico, com apoio e recursos do Sebrae.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software