SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Tenente Coimbra: Vistorias em hospitais garantem utilização adequada de recursos públicos

É preciso garantir que a verba pública seja utilizada sempre em benefício do contribuinte

Comentar
Compartilhar
01 JUL 2020Por Da Reportagem07h10
Foto: DIVULGAÇÃO

Por Tenente Coimbra

Uma das funções dos deputados estaduais é a de fiscalizar os atos do Governo. Eles são responsáveis por zelar pela correta utilização dos recursos públicos e por garantir que a verba seja utilizada sempre em benefício do contribuinte.  Em tempos de pandemia, essa função se torna indispensável, uma vez que decretos de emergência conferem aos governos a permissão de fazer contratações sem seguir o longo e burocrático processo de licitação, dada a urgência nas ações indispensáveis para garantir o atendimento da população. 

Essa prática, que tem a finalidade de dar respostas rápidas às necessidades do povo, pode ser utilizada para fechar contratos com valores superfaturados e para beneficiar determinadas empresas ou instituições, atendendo a interesses políticos. 

Para evitar que o dinheiro público seja usado para fins eleitoreiros ou para o enriquecimento ilícito, um grupo de deputados se uniu para fiscalizar contratos e vistoriar repartições públicas.

O Grupo Parlamentares em Defesa do Orçamento (PDO), do qual faço parte, não tem caráter partidário ou ideológico. Seu objetivo é fiscalizar contratos firmados pelo Governo e verificar, in loco, se as verbas públicas estão sendo utilizadas de forma adequada. 

O PDO tem uma equipe técnica que avalia os contratos e os parlamentares fiscalizam hospitais públicos e até mesmo endereços das empresas contratadas. Durante a pandemia do novo coronavírus, esse trabalho se torna ainda mais indispensável, pois garante a distribuição adequada dos recursos e verifica se os profissionais de saúde, que são nossos guerreiros da linha de frente contra esse vírus, estão tendo acesso a equipamentos de proteção individual, por exemplo. 

A fiscalização garante que o dinheiro público seja bem empregado e atenda todo mundo que precisa. A corrupção que seca os cofres públicos é a mesma que provoca mortes: os desvios constantes de dinheiro minam o investimento em Saúde e Educação, por exemplo, deixando à margem da sociedade os que mais precisam. 

Quando visita um hospital, o PDO verifica se os leitos estão ocupados; se há respiradores para todos e se profissionais de saúde têm acesso aos materiais necessários para que possam desempenhar seu trabalho de forma segura e eficaz. 

Nosso objetivo maior é garantir que a população tenha acesso a um serviço de qualidade sem ter que pagar mais por isso. Vocês podem contar com a nossa atuação e, se quiserem que uma denúncia seja investigada, enviem mensagens por meio do site www.grupopdo.com.br/.

Tenente Coimbra, deputado estadual