X

Artigo

Tenente Coimbra - É preciso combater de forma implacável o estupro de vulnerável

Artigo

Publicado em 27/01/2021 às 06:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tenente Coimbra, deputado estadual / DIVULGAÇÃO

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma triste realidade do nosso país. Em 2019, o Brasil registrou 66.123 casos de estupro ou estupro de vulnerável, ou seja, a cada 8 minutos uma pessoa sofreu abuso sexual. Para piorar esse dado, 58% das vítimas tinham até 13 anos de idade. Deste total, 11,2% dos casos foram cometidos contra bebês de 0 a 4 anos de idade e 18,7% contra crianças de 5 a 9 anos. Chega a ser assustador imaginar que alguém seja capaz de fazer mal a humanos tão indefesos. 

Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, além de causar indignação, revelam que devemos tratar o tema com prioridade, criando projetos que visem o combate a esse tipo de crime. A maioria dos casos ocorre dentro da própria casa e os agressores costumam ser pessoas próximas e até parentes. Apenas em 2019, em 84,1% das ocorrências registradas, o criminoso era conhecido da vítima. Por esse motivo, precisamos urgente investir em educação, orientação e em todas as ações possíveis que ajudem a identificar as vítimas e protegê-las.

Com o isolamento social imposto pela pandemia, esse grupo ficou ainda mais vulnerável. Uma pesquisa feita pelo Instituto Sou da Paz em parceria com a UNICEF e Ministério Público do Estado de São Paulo mostrou que 83% dos casos de estupro de vulnerável ocorridos no segundo trimestre do ano passado aconteceram dentro de casa. Além disso, a falta de convívio com outras pessoas acabou dificultando as notificações do crime. No primeiro semestre de 2020, as denúncias caíram 40%, em comparação ao mesmo período de 2019. 

Diante desses dados chocantes, fica clara a necessidade de políticas públicas eficientes direcionadas ao tema. E foi isso que me motivou a criar um Projeto de Lei para que os Cartórios de Registro Civil notifiquem o Ministério Público sobre registros de nascimento solicitados por pai ou mãe menores de 14 anos. Assim, o caso poderá ser investigado e, se constatado o crime, o autor será punido com todo o rigor da lei. 

O estupro de vulnerável é um crime cruel e silencioso. Por isso, é fundamental que as instituições tenham mecanismos para identificar e ajudar as vítimas. Não podemos aceitar que crianças e adolescentes tenham suas vidas marcadas pelo abuso e pela impunidade.

O projeto já foi apresentado à Alesp e faço aqui um apelo para que ele seja aprovado o mais breve possível. É um assunto de extrema importância e de interesse de todos. Precisamos salvar e proteger aqueles que serão o futuro do nosso país. Podem contar comigo!

Tenente Coimbra, deputado estadual

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EM SANTOS

Cobertura da quadra de escola da Ponta da Praia será entregue até julho

Escola de Santos atende 460 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e ainda conta com 50 vagas para a EJA

Mongaguá

Viatura descaracterizada da PM atropela catador de latinhas na Baixada

Estado de saúde do homem, até o fechamento deste texto, era grave

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter