Tenente Coimbra - A igreja precisa estar ao lado das pessoas

A união entre padres e a comunidade é essencial para resgatar a fé e outros valores cristãos perdidos nas últimas gerações

Comentar
Compartilhar
25 FEV 2021Por Artigo06h45
Tenente Coimbra, deputado estadualTenente Coimbra, deputado estadualFoto: DIVULGAÇÃO

A união entre padres e a comunidade é essencial para resgatar a fé e outros valores cristãos perdidos nas últimas gerações. Nossos jovens precisam de bons exemplos e princípios éticos e morais para se tornarem cidadãos de bem e poderem construir um mundo melhor.

Felizmente, na Baixada Santista temos muitos párocos que seguem esses princípios e atuam de forma próxima da população. Em São Vicente, o padre Renan Fonseca e Censi, da Igreja Matriz de São Vicente, tem se destacado pelo seu trabalho aproximando a comunidade de assuntos que vão além da filosofia cristã.

Ele foi ordenado em 2015, mas muito antes já participava ativamente na igreja desempenhando funções como ministro da Eucaristia e tesoureiro. Jovem, escolheu estudar administração, mas logo percebeu a sua vocação para a função de padre. Concluiu a primeira faculdade e ingressou em um seminário de sete anos, sendo três anos de curso de Filosofia e mais 4 anos estudando Teologia na PUC, em São Paulo.  
 
Há quase três anos, ele assumiu o comando da Paróquia São Vicente Mártir e desde então tem transformado a comunidade desenvolvendo atividades para deixar a igreja mais dinâmica e atrair fiéis.

Padre Renan mostra que é possível aproximar a igreja da população e trabalhar ao lado do poder público para buscar melhorias necessárias para que a vida de todos tenha mais qualidade. Bons exemplos nem sempre se dão apenas com palavras, mas também com atitudes.

Toda essa dedicação e o seu excelente serviço prestado à cidade fez com que ele fosse escolhido para interpretar Gonçalo Monteiro, o primeiro padre a rezar uma missa na Primeira Cidade do Brasil, na Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. 

Padre Renan, assim como outros párocos que temos aqui na região inspiram e são referência para muitas pessoas no caminho da religiosidade. Eles ajudam na construção de uma sociedade melhor afastando, principalmente, os jovens da criminalidade e de todo o mal que atinge nosso mundo. Queremos que esses exemplos se espalhem por todos os lugares. Desejo a nossos representantes católicos toda a força necessária para continuarem esse grande trabalho, que não é fácil.

Tenente Coimbra, deputado estadual