X

Artigo

Rosana Valle - Pelo fim do sofrimento dos caminhoneiros no Porto de Santos

O maior porto da América do Sul recebe, diariamente, 3 mil caminhões de grande porte, sem oferecer uma estrutura mínima de estacionamento

Artigo

Publicado em 02/02/2021 às 06:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rosana Valle, deputada federal / DIVULGAÇÃO

Embora vivemos na Cidade com o maior porto da América do Sul, que completa 129 anos nesta terça-feira, 2 de fevereiro, alguns moradores de Santos não têm muita convivência com a vida portuária. Há santistas que só se lembram do porto quando passam pela avenida portuária, a Avenida Governador Mário Covas Jr, e dão uma olhada para o lado enquanto dirigem. 

É compreensível esta aparente indiferença. Afinal, o porto já não gera tantos empregos como antes e as pessoas acabam tendo que atuar em outras atividades. Mas a vida portuária, de qualquer forma, está em nossa história, e até hoje interfere em nosso cotidiano, direta ou indiretamente. 

Como filha de estivador, como jornalista e agora, como deputada federal, tenho o sangue portuário em minhas veias e tudo o que interessa ao Porto é muito importante para mim e prioridade no meu mandato.

Digo isso para pedir um olhar da nossa sociedade para uma categoria profissional que está sofrendo muito por falta de apoio e infraestrutura. São os caminhoneiros que carregam e descarregam diariamente neste nosso imenso complexo portuário.   

O maior porto da América do Sul recebe, diariamente, 3 mil caminhões de grande porte, sem oferecer uma estrutura mínima de estacionamento para aqueles que transportam as riquezas do País para os mercados mundiais.

O que vemos hoje são os caminhões parados ao longo da Avenida Portuária, de forma improvisada, com os caminhoneiros esperando horas e até dias para descarregar ou carregar seus veículos. 

São trabalhadores que não contam com as mínimas condições de higiene e segurança. Afinal, quando eles chegam a Santos já dirigiram centenas de quilômetros em longas jornadas pelas estradas do Brasil.

Por isso a importância da reunião que terei nos próximos dias com a Autoridade Portuária, a Santos Port Authority (SPA), e  com os dirigentes do Serviço de Patrimônio da União (SPU). 

Junto com a SPA, buscarei, neste encontro, o apoio da SPU para a cessão uma das três áreas da União já existentes e que têm condições de abrigar esta estrutura mínima de estacionamento, sanitários e refeitórios para os caminhoneiros que atuam no Porto de Santos.

Se conseguirmos criar um ou mais estacionamentos já teremos dado o primeiro passo para resolver um problema antigo. Acredito que todos os envolvidos e convidados para esta reunião terão boa vontade para encontrar uma solução. 

Pedi a colaboração do Patrimônio da União para uma causa justa e humanitária. É uma questão de respeito e segurança para uma categoria que carrega diariamente as riquezas produzidas no Brasil.

Rosana Valle, deputada federal

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter